Viver

MasterChef Brasil: Gleice é eliminada pela segunda vez após prova para cozinhar quatro tipos de ovos

Chefs brasileiros foram jurados da prova em equipe que explorou a diversidade da culinária brasileira. O pernambucano César Santos participou do programa

Os cozinheiros amadores do MasterChef Brasil puderam mostrar a diversidade da culinária brasileira no episódio desta terça-feira (21), na Band. Mas a prova de eliminação exigiu a preparação de ovos e eliminou Gleice pela segunda vez, após fracassar na execução de um ovo mollet.

Os 27 chefs de cada estado brasileiro e do distrito federal, incluindo o pernambucano César Santos, do Oficina do Sabor, foram convidados para julgar a primeira prova.  

A tarefa demandava a criação de um menu completo que usasse ingredientes brasileiros destacando a autenticidade e regionalidade dos pratos. Nas sacolas misteriosas, eles ganharam um ingrediente obrigatório que representa o Brasil mundo afora: a cachaça. 

As equipes foram encabeçadas por Aluísio (vermelha) e Luriana (azul). Eles tiveram que preparar uma entrada, prato principal e sobremesa para os 27 convidados especiais. A responsabilidade era grande. Foram 2h30 de prova, onde as entradas tinham que ser entregues em uma hora e meia, os principais após duas horas e as sobremesas servidas nos últimos trinta minutos.

Os pratos foram os mais variados. A equipe vermelha fez um camarão com quiabo e farofa de entrada, a vaca atolada e o quindim de sobremesa. Já a azul apostou no angu de milho para entrada, o principal foi uma moqueca de filhote no tucupi e para a sobremesa, um sorvete de cachaça com biscoito de canela. 

A equipe vermelha sofreu um desfalque logo no início. A punição foi eliminar um cozinheiro e Fernando foi o escolhido. Após a avaliação dos chefs, o time azul foi o que mais agradou e venceu com 23 votos, contra quatro votos para a equipe adversária.
 
Os perdedores do time vermelho foram Fernando, Gleice, Fábio, Pedro, Leo e Aluísio. Eles tiveram que enfrentar a prova de eliminação que exigiu técnica e delicadeza para preparar ovos de quatro formas diferentes: ovo frito, ovo pochê, omelete e ovo mollet. Eles tiveram dez minutos para realizar cada técnica.

Os participantes receberam seis ovos. Fábio foi o primeiro a ser salvo com o melhor ovo frito. Fernando surpreendeu na técnica correta do ovo pochê, que aprendeu com a chef norte-americana Julia Child, e subiu para o mezanino. Já Aluísio agradou com a melhor omelete e também escapou da berlinda. 

Na última etapa, disputaram Gleice e Leo. A técnica para cozinhar o ovo mollet requer muita destreza. O ovo é cozido por fora, mas a gema tem que permanecer mole. Gleice quase não consegue completar a prova e acabou sendo eliminada. 

O final do episódio emocionou. A despedida de Gleice do programa foi regada a lágrimas. Ela presenteou a apresentadora Ana Paula com uma medalhinha da sorte que ganhou no dia morte do irmão. "Você foi um anjo para mim nessa competição. É isso que tenho para te dar em troca. Muito obrigada por tudo", disse emocionada. "Vai, estrelinha, e brilha muito. Abre seu restaurante que vou ser a primeira a ir lá", desejou a apresentadora.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...