Viver

Cineasta pernambucano rebate crítica de ministro a protesto em Cannes

Kleber Mendonça Filho protestou contra impeachment de Dilma Rousseff no tapete vermelho do festival

Cineasta relembrou filme anterior que ficou entre os dez mais do New York Times. Foto: Victor Jucá/Divulgação

Após classificar as manifestações da equipe de Aquarius em Cannes como "irresponsabilidade quase infantil", o Ministro da Cultura Marcelo Calero ganhou uma resposta do cineasta Kleber Mendonça Filho. "Caro Ministro Calero, talvez isso aqui redefina sua noção de o nosso país passar vergonha internacionalmente: O The New York Times é o mesmo jornal de influência mundial que incluiu meu filme anterior - O som ao redor -, fruto do MinC, entre os 10 Melhores de 2012, um orgulho para a Cultura Brasileira. Abs, Kleber", escreveu o pernambucano.

Ministro da Cultura chama de 'quase infantil' protesto pernambucano em Cannes

"Eu acho até um pouco totalitário, porque você quer pretender que aquela sua visão específica realmente cobre a imagem de um país inteiro. Eu acho que a democracia precisa ser respeitada e acho que é um desrespeito falar em golpe de Estado com aqueles que viveram o golpe realmente, o de 64. Pessoas morreram. E as pessoas esquecem isso. Então eu acho de uma irresponsabilidade quase infantil", disse o ministro, em programa exibido pelo Canal Brasil, neste domingo (5). Celero chegou a afirmar, também, que o protesto feito por Kleber Mendonça Filho pode trazer prejuízo à reputação do Brasil.

Enquanto caminhavam no tapete vermelho do festival de Cannes, a atriz Sonia Braga, protagonista do filme, Kleber e outros atores exibiram cartazes em inglês e francês, acusando como ilegal o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. "54 milhões de votos queimados", lia-se em uma das mensagens.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...