Diario de Pernambuco
Busca
Latino No Brasil, Escritor Mario Vargas Llosa mostra otimismo com política da América Latina Peruano falou em São Paulo sobre democracia na abertura do projeto Fronteiras do Pensamento

Por: Agência Estado

Publicado em: 11/05/2016 13:07 Atualizado em:

Escritor falou sobre problemas sociais e militância política. Foto: Javier Soriano/AFP
Escritor falou sobre problemas sociais e militância política. Foto: Javier Soriano/AFP

O escritor peruano Mario Vargas Llosa falou, em São Paulo, sobre como passou de um jovem entusiasta da Revolução Cubana a um liberal apaixonado pela democracia. Sem anotações e num tom sempre otimista, ele ocupou o palco do Teatro Cetip, no Instituto Tomie Ohtake, abrindo a temporada do projeto Fronteiras do Pensamento, na segunda (09/05).

A conferência de uma hora que iniciou o evento poderia ser denominada "da utopia à realidade", segundo o próprio Llosa. Ele contou como "descobriu o problema social" e como isso o levou a militar no Partido Comunista do Peru nos anos 1950. "A Revolução Cubana era muito sedutora". O escritor passou a integrar um comitê de intelectuais da Casa de las Américas, em Havana, e o contato anual com a ilha nos anos 1960 provocou nele um "progressivo desencanto": houve um "desagrado íntimo" com a experiência pessoal com Fidel, traumas vividos por amigos homossexuais perseguidos pelo novo governo e o célebre caso Padilla, em 1971, o ponto de ruptura.

"Foi um ato de libertação", disse Vargas Llosa. "Desde essa época, nunca tive a sensação de ter que me calar sobre um feito político". A condição de "órfão" foi suprimida pela leitura: Raymond Aron e Jean-François Revel explicaram como "a democracia não era a máscara da exploração, mas sim um sistema que permitia a coexistência e a diversidade" e, mais tarde, Vargas Llosa notou nos "liberais" uma "atitude de tolerância extraordinária, sobretudo a quem sustentava ideias distintas".

Foi Karl Popper e o seu A sociedade aberta e seus inimigos que lhe fisgou. "Todas as tentativas de criar paraísos na Terra criaram infernos, diz Popper. As inteligências não estão com o totalitarismo", comentou Llosa. "A democracia não imagina sociedades perfeitas, ela pensa que problemas podem ser resolvidos com o tempo", concluiu.

O prêmio Nobel de Literatura em 2010 também comentou sobre a situação política no Brasil. "Há que se ver com otimismo um movimento popular que quer purificar a democracia, limpá-la da corrupção. Aperfeiçoar a democracia é um ideal muito civilizado e alcançável".

Llosa também criticou o preconceito que os ideais liberais sofrem no continente, em contraste com a tradição autoritária dos sistemas políticos latinos. "A ideia de tolerância é central no liberalismo", reforçou. "Que alguém reconheça que pode estar errado e que o adversário pode estar certo".

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL