O MasterChef Brasil dessa terça-feira (17) veio cheio de surpresas tanto para os participantes quanto para o público. Desde a primeira prova do programa nomes que sempre estavam entre os melhores foram colocados, pela primeira vez, entre os piores pratos e nomes que ficaram entre os piores pratos na edição passada figuraram entre as melhores escolhas da noite. Mas a surpresa maior foi a saída do participante Guilherme, que por motivos de saúde acabou abandonando a competição.
A primeira prova foi marcada pela Caixa Misteriosa, que trouxe um ingrediente especial e não tão comum da culinária brasileira. A surpresa dos cozinheiros foi imediata. Ao abrir a caixa do desafio uma cabeça de porco foi apresentada aos participantes. Alguns optaram por cerrar o animal ao meio, porém muitos preferiram usar pedaços cortados de forma mais rústica.
[SAIBAMAIS]No início a ausência do diretor comercial Guilherme Joventino foi justificada por exames médicos. Mesmo com a ausência do participante uma caixa sobrou sobre as bancadas da cozinha e, para a surpresa de todos, o chef Henrique Fogaça se juntou aos cozinheiros tanto no mercado, quanto na hora de preparar a receita. Enquanto os outros cozinheiros quase perdiam a cabeça e o tempo de prova, junto com o porco, Fogaça passeava tranquilamente, ouvia música e até conversava com os outros jurados ao mesmo tempo em que preparava a refeição.
Aluísio e Lee se atrapalharam e quase não conseguiram entregar as receitas esperadas. Sempre entre destaques positivos Aluísio deixou os jurados surpresos com um prato preparado sem a carne suína, que ficou crua e não foi servida, fazendo com que o chef Fogaça não experimentasse o prato. Outros nomes que geralmente figuram entre os destaques positivos também foram direto para a eliminação, Thaiana e Raquel, uma das preferidas ao prêmio, não agradaram ao paladar dos jurados.
Ao final da primeira prova o competidor Guilherme apareceu para explicar se participaria ou não da eliminação. Infelizmente ele teve que desistir do programa para cuidar de uma crise de labirintite, fazendo com que pela primeira vez, dois competidores fossem eliminados na mesma edição.
Para a prova de eliminação os cozinheiros tiveram que cortar uma posta de robalo e descobrir seu peso. Apenas Fábio conseguiu a posta perfeita, que deveria ter entre 171 e 189 gramas. Como recompensa ele foi o único participante a ter a quantidade de ingrediente livre no mercado, quando todos os outros ficaram apenas com três ingredientes para serem usados na bancada.
Muita gente errou o ponto do peixe, deixando o ingrediente cru e até mesmo nos acompanhamentos. Nenhum prato teve grande destaque, o que deixou quase todos os participantes entre os piores. Thaiana, Pedro e Lee foram os escolhidos os melhores da noite. Leonardo, Raquel, Paula e Fábio fizeram pratos medianos. Mas piores ficaram para Aluísio e Lívia que entregaram a carne branca crua. Após algumas considerações os jurados escolheram o prato da produtora como o pior da noite e ela deixou a competição, emocionada.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco