Diario de Pernambuco
Busca
Arte Exposição de Ramonn Vieitez aborda figuras misteriosas do ambiente urbano Aos 25 anos, Ramonn está em sua terceira individual só no Recife e se tornou um dos nomes promissores da arte contemporânea local

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/04/2016 09:50 Atualizado em:


Exposição Assim (enjoy the silence), de Ramonn Vieitez. Foto: Divulgação
Exposição Assim (enjoy the silence), de Ramonn Vieitez. Foto: Divulgação

Figuras misteriosas, que nunca mostram totalmente o rosto e intrigam quem as vê. As imagens, saídas da mente do artista visual Ramonn Vieitez, ocupam a Galeria Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco, na exposição Assim (enjoy the silence), cuja abertura será às 19h desta quarta-feira (13). Durante o evento, será exibido um vídeo feito pelo coletivo Surto & Deslumbramento, no qual o artista falará sobre seu trabalho.

Confira o roteiro de exposições do Divirta-se

As 20 telas selecionadas pelo curador Bernardo Mosquera formam uma extensão da mostra homônima realizada no ano passado, no Rio de Janeiro. Aos 25 anos, Ramonn está em sua terceira individual só no Recife e se tornou um dos nomes promissores da arte contemporânea local.

O trabalho, em geral, leva às pinturas a óleo figuras jovens e masculinas, mostradas a partir das referências do artista, voltadas para o ambiente urbano. Em Assim, os personagens surgem mascarados e parecem ter sido flagrados em situações diversas. “Eles não são um alterego meu, mas fazem parte das minhas referências, que incluem filmes de terror japoneses, histórias e músicas. Estou com a arte desde a entrada da internet na minha vida”, avalia Vieitez, artista autodidata.

As imagens selecionadas são da série Assassinos, que foi criada a partir da frase-estímulo “pinte o que somos”. A partir daí, surgiram os homens multifacetados das obras, mostrados em nove telas, com o potencial de serem ou vítimas ou algozes. A pesquisa teve como ponto de partida as referências iconográficas de jornais e revistas, mas essas matrizes foram, com o processo, transformadas a partir das opções estéticas do artista. O restante das obras explora mais o mistério de cada situação na qual este homem é posto, em um contraste de cores em que cores vivas apenas reforçam uma opção de retratar facetas potencialmente sombrias do ser humano.

Foto: Ramonn Vieitez/Divulgação
Foto: Ramonn Vieitez/Divulgação


Carreira

No Recife, o artista expôs na Galeria Amparo 60 em 2014 e no Instituto de Arte Contemporânea (IAC). Em sua trajetória, Ramonn tem obras em coleções do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), Centro Cultural Unesc, em Santa Catarina e do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM).

Serviço
Assim (enjoy the silence), de Ramonn Vieitez
Abertura: quarta-feira (13), às 19h
Onde: Galeria Massangana (Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte)
Visitação: terça a sexta, das 8h30 às 17h; sábados e domingos, das 14h às 18h
Entrada gratuita
Informações: 3073-6340

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL