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A televisão tem que deixar de ser elitista e pensar nos nichos, diz humorista Maurício Meirelles

Em entrevista ao Viver, comediante comenta fim do CQC, televisão, internet e novo programa no Multishow

Redes sociais são bastante exploradas no espetáculo. Foto: Claudio Augusto/Divulgação

[SAIBAMAIS]Após o fim do CQC, Maurício Meirelles recebeu algumas propostas para projetos na televisão. Recusou quase todas. "Isso é curioso, porque a televisão era carro-chefe antes. Hoje é a internet. Só vou aceitar quando for uma grande coisa", justifica o comediante, que permanece como contratado da Band, em entrevista ao Viver. O canal do YouTube do humorista conta com mais de 900 mil assinantes. Atualmente, está em turnê do espetáculo Perdendo amigos, que será apresentado neste domingo, às 21h, no Teatro Guararapes - os ingressos custam R$ 84 (plateia inteira) e R$ 42 (plateia meia) e R$ 64 (balcão inteira) e R$ 32 (meia).

Apesar de estar no teatro, o comediante não se distancia da internet em cena. "Eu estou vivendo uma era digital. O meu show acontece no palco e fora dele. O Facebook está ligado, faço Snapchat. É um show bem interativo", explica Meirelles. Com anônimos e famosos, o quadro Facebullying ocorre da seguinte maneira: o humorista entra no Facebook da pessoa e se passa por ela.

Um dos alvos mais conhecidos foi MC Catra, que disse ter feito vasectomia após 32 filhos. Tudo não passou de uma piada. "O quadro é um trote com mais recursos. Com o Catra, o Brasil inteiro caiu na piada que fiz. O poder que a internet tem é muito grande", recordou. O vídeo de número 100 - deve entrar no ar daqui a três semanas - será com a esposa do comendiante, que se passou por ela em conversas com exs.

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Antes do humorístico da Band, o comediante foi roteirista de Legendários (Record), no qual interpretou Clóvis Cliché. Ainda neste ano, ele vai estrear novo programa com os amigos Murilo Couto e Tatá Werneck no Multishow, inspirado no projeto musical deles, a banda Renatinho.

Como surgiu o espetáculo?

Perdendo amigos tem esse nome de “perder amigo e não perder piadar”. Tem a ver com a questão da polarização que estamos vivendo hoje. Estamos na era da rede social. Isso ficou mais nítido no meio da eleição. Quando a gente opina, perdemos amigos porque as pessoas discordam de você. O show é opinativo, mais profundo. Abordo temas atuais e polêmicos, como homofobia e causas animais.

Como lidou com a notícia do fim do CQC?

Eu sei como o jogo funciona na TV aberta. Se o seu produto está sendo assistido, continua. Se for rentável, também. Se não, existem grandes chances de cair. A TV aberta é um mercado que envolve muito dinheiro. O CQC não estava com audiência relevante. Desde o começo do ano, estávamos vivenciando essa situação. A troca de Marcelo Tás por Dan Stulbach foi uma tentativa. Acho que o foco na política diminuiu bastante e isso acarretou com o término do CQC.

A faixa noturna da televisão vem passando por transformações. Além do fim do CQC e da saída de Rafinha Bastos, foi confirmado o fim do Programa do Jô. Como enxerga essas mudanças?

Acho isso bom. Embora o Jô seja o grande nome do talk show, tem que tomar cuidado com o lugar de dinossauro da televisão. Ele se tornou relevante para uma faixa etária, mas tem gente de 20 anos que não faz ideia de quem é Jô. Conhecem Adnet, Porchat… A televisão não é só feita para gente mais velha e não pode tratar o povo brasileiro como ignorante. Tem que deixar de ser elitista, centralizada, pensar nos nichos. Se não, a televisão morre. O CQC surgiu e virou uma revolução em 2008. Toda mudança é produtiva. Embora seja fã de Jô Soares, era fã do CQC, uma hora chega ao fim. A internet está experimental para caramba e a televisão perde público por ter medo de experimentar.

O que pode adiantar do novo programa com Tatá Werneck e Murilo Couto para o Multishow?

Esse projeto surgiu através da banda Renatinho (formada pelos três). A gente é melhor amigo. Lógico que eu ia aceitar. Tomara que dê certo. As gravações começam em junho. Vai ser diário e mistura rmúsica e humor. O Multishow é um lugar experimental. O público tem que entender como uma tentativa de fazer algo novo. Acho que temos que ser celebrado por isso. Melhor que fazer o mesmo sempre. Eu sou baixista profissional desde 14 anos.

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