Viver

Caio Fernando Abreu permanece atual e adorado, 20 anos após sua morte

Escritor perdeu a batalha para a Aids no dia 25 de fevereiro de 1996, aos 47 anos

Foto: caiofernandoabreu.com/Reprodução

Foto: caiofernandoabreu.com/Reprodução

DEPOIMENTO >>> Renata Pimentel, doutora em letras pela UFPE, escritora e dramaturga
 
"Caio [Fernando Abreu],  assim como Clarice [Lispector], estão em um certo nicho de autores que se notabilizaram muito e, por isso, ficaram estigmatizados em certos nichos, como os Orkuts e Facebooks da vida, em um processo de superficializacão e banalização de suas obras. Essa visão superficial causa a perda de outras camadas da obra dele, às vezes visto como autor para adolescente ou autor melancólico. Caio antecipa a modernidade nos anos 1970 e 1980, questões ligadas ao ecológico, ao estigma de ser gay, de ter Aids.

Enquanto versos de poesias falsamente atribuídas a ele são compartilhadas, ficam de lado novelas incríveis, romances com potencial enorme, uma obra dramatúrgica de grande dimensão. Para não deixar isso de lado, desde 2011 desenvolvo trabalho de dramaturgia com sete bailarinos de Petrolina, da companhia Qualquer dos dois. Nos últimos anos, montamos os espetáculos Para sempre teu e Caio. %u2028Acho fundamental perceber que a publicação da epistolografia do autor não é só algo voyeur, mas parte do processo de olhar as várias dimensões desse homem."

 
PARA LER 

 

Para sempre teu, Caio F. - Cartas, conversas, memórias de Caio Fernando Abreu, de Paula Dip
Editora: Record
%u2028Páginas: 504
%u2028Preço: R$ 82,90
 
Escrito por amiga do escritor, o livro reúne cartas, bilhetes e particularidades que ela dividiu com o escritor, além de depoimentos de pessoas importantes na vida de Caio, como Cazuza, Ney Matogrosso, entre outros.
 
Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu
Editora: Nova Fronteira
%u2028Páginas: 224
%u2028Preço: R$ 34,90

Em uma das obras mais lembradas de Caio, a dor, o fracasso, o encontro, o amor e a esperança se entrelaçam. O conjunto de contos funciona como se o livro fosse um romance. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...