O Teatro de Santa Isabel vai permitir a entrada de pessoas trajando bermuda, short, camisa sem manga e chinelo para a entrega do Prêmio Apacepe de Teatro e Dança, marcada para a noite desta quinta-feira e que marca o encerramento da 22ª edição do festival Janeiro de Grandes Espetáculos. A medida foi determinada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, que administra o equipamento cultural.
[SAIBAMAIS]No entanto, esta vai ser uma exceção. A partir desta sexta, a proibição da presença de pessoas em trajes informais volta a valer. Ainda assim, a assessoria de comunicação da prefeitura afirma que a liberação das vestimentas no futuro será discutida pelo Executivo Municipal.
O tema entrou em pauta a partir de uma insatisfação crescente do público e da classe artística com a medida, que culminou na organização de um protesto marcado justamente para esta quinta na entrada da casa de espetáculos. A ideia era que a plateia e os convidados fossem justamente com as peças de roupa proibidas pelo regimento da casa de espetáculos.
A norma que proíbe a entrada do público com trajes informais é datada de 1960 e é justificada pelo fato de o teatro ser considerado como um teatro monumento, dotado de valor histórico. Os outros teatros em funcionamento da Prefeitura do Recife, como o Teatro Luiz Mendonça, o Teatro Hermilo Borba Filho e o Teatro Apolo não têm essa restrição.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco