Viver

O guia definitivo para curtir as cantatas e os espetáculos natalinos no Recife

Os festejos do ciclo natalino iniciam no dia 6 de dezembro com a cantata na Praça da República e encerram com a tradicional Queima da Lapinha, no dia 6 de janeiro

O espetáculo Natal para Sempre será novamente encenado no Parque Santana, entre os dias 19 e 27 de dezembro, este ano receberá novo cenário. Foto: Arquivo PCR/Andréa Rêgo Barros.

[SAIBAMAIS]O clima natalino já dominou a cidade. As praças ganharam luzes e decorações temáticas para celebrar a data. Até o Natal, as programações vão se intensificar na capital pernambucana com apresentações de corais, folguedos da cultura popular e encenações teatrais que revivem o nascimento de Jesus.

Confira o roteiro de shows no Divirta-se

A Cantata Natalina do Recife abre o Ciclo Natalino da cidade no dia 6 de dezembro, na Praça da República. Em ação inédita, o evento será realizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o  Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com apresentações de corais e sinfônicas.

A programação de Natal do Recife valoriza a tradição popular com as Brincadeiras de Natal, em estrutura montada na Avenida Rio Branco, no centro do Recife. Nos dias 18, 19 e 20 serão realizadas apresentações de grupos de pastoril, mamulengo, ciranda e cavalo marinho. Os festejos encerram no dia 6 de janeiro, com a tradicional queima da Lapinha, celebrando o dia de Reis da Igreja Católica.

Confira a programação completa:

Cantata Natalina

Dividida em três palcos, Cantata Natalina será realizado na segunda-feira (6), a partir das 17h, e inclui apresentações da Orquestra e Coral da Criança Cidadã do Coque, Coral do Recife, corais do Conservatório Pernambucano de Música e da Assembléia Legislativa. A Banda Sinfônica da Cidade do Recife também sobe ao palco para entoar um medley de músicas natalinas intitulado A Christmas celebration e a Ave Maria de Schubert. Para a festa, a Praça da República receberá iluminação especial.

O pastoril Giselly Andrade é uma das atrações da programação do Recife. Foto: Facebook/Reprodução

Nos dias 18, 19 e 20, a Avenida Rio Branco recebe as tradicionais brincadeiras de Natal com bandas, pastoris, mamulengos, cirandas e cavalos marinhos. As apresentações são gratuitas e ocorrem a partir das 18h.

18 de dezembro

18h - Mendes e Sua Orquestra e Cortejo de Pastoris

Pastoril Angel de Brasília Teimosa

Pastoril Lindas Ciganas

Pastoril Jardim da Alegria

Pastoril Menino Jesus da Vovó Bibia

Pastoril Luz do Amanhecer

Pastoril Estrelando no Passo

Pastoril Estrela de Belém

Pastoril Aurora Boreal

Pastoril Tia Marisa

Pastoril Estrela Guia do Cabo

19h - Ciranda Mimosa

19h30 - Cavalo Marinho Boi Matuto

20h -  Banda Sinfônica do Recife - Concerto Natalino

19 de dezembro

17h - Banda da Base Aérea do Recife - Concerto Natalino

18h - Mamulengo do Mestre Zé Bel

18h30 - Pastoril Estrela Brilhante

19h - Balé Deveras

19h30 - Pastoril Campinas Alegres

20h - Reisado Imperial

20h30 - Cavalo Marinho Boi Pintado

21h - Guerreiro Sol Nascente

21h30 - Pastoril Giselly Andrade

20 de dezembro

17h - Coral do Conservatório Pernambucano de Música

17h30 -  Banda da Polícia Militar de Pernambuco - Concerto Natalino

18h30 - História do Mamulengo  - Família Zé Lopes

19h - Companhia Trapiá de Dança

19h30 - Pastoril Aurora da Redenção

20h - O Pique do Guerreiro do Balé Popular

20h30 - Pastoril Estrela do Mar

21h - Pastoril do Velho Xaveco

TEATRO

Natal para Sempre

O espetáculo Natal para Sempre será novamente encenado no Parque Santana, entre os dias 19 e 27 de dezembro, sempre às 19h. A peça é composta por 17 bailarinos e dura 40 minutos. A trama conta a história de uma menina que encontra um livro mágico e dá vida a personagens clássicos como Pinóquio, Peter Pan, João do Pé de Feijão. As apresentações são gratuitas e ocorrem no sábado (19) e no domingo (20), antes do Natal, na quinta-feira (24) véspera do Natal, no feriado natalino da sexta-feira (25) e no sábado (26) e domingo (27). A realização é da Secretaria de Turismo e Lazer.

O musical Natal Feliz promove o encontro entre a Rainha do Gelo, o Palhaço Chocolete e o Papai Noel. Foto: Sayonara Freire/Divulgação

Natal Feliz

O musical Natal Feliz está em cartaz no Teatro Boa Vista (Rua Dom Bosco, 551, Boa Vista, Recife. Ao lado do Colégio Salesiano), com apresentações aos domingos, às 10h. O espetáculo narra a história de crianças que sonham encontrar o Papai Noel. No palco, há o grande encontro da Rainha do Gelo, o Palhaço Chocolate e o Papai Noel. Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia). Informações: 2129-5961.

O espetáculo Presépio, som, luz e movimento, revive o nascimento do Menino Jesus. Foto: Arautos do Evangelho/Divulgação

O espetáculo Presépio, som, luz e movimento, iniciativa do Arautos do Evangelho, vai encenar o nascimento do Menino Jesus com apresentações aos sábados e domingos do mês de dezembro, até o dia 3 de janeiro. As sessões ocorrem a partir das 16h, na sede da congregação (Estrada Real do Poço, 191, em Casa Forte), com entrada gratuita. Informações: 3267-5332.

Baile do Menino Deus

A 12ª temporada do espetáculo O Baile do Menino Deus, terá apresentações de 23 a 25 de dezembro, a partir das 20h, no Marco Zero. O auto de Natal é escrito por Ronaldo Correia de Brito em parceria com Francisco Assis Lima, com músicas de Antônio Madureira. O musical insere figuras da cultura popular nordestina, como o Mateus, o Jaraguá, o bumba meu boi e os caboclinhos, à história do nascimento do menino Jesus.

O espetáculo Baile do Menino Deus vai cumprir temporada no Marco Zero. Foto: Gianny Melo/Divulgação

6 de janeiro

Queima da Lapinha - Pátio de São Pedro

17h - Pastoril Estrela do Mar

Pastoril Tia Nininha

Pastoril Giselly Andrade

Pastoril Estrela Brilhante

Pastoril da UR-3

Pastoril Rosa Mística dos Torrões

Pastoril Estrela Guia do Recife

Pastoril Estrela Dalva 3ª Idade

Pastoril Sonho de uma Adolescente

Pastoril Viver a Vida

Pastoril  Tia Nininha 3º Idade

Pastoril Campinas Alegres

Mendes e Sua Orquestra

20h  - O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...