Viver

A arte de ser blogueira de moda: fenômeno tem mais de 200 representantes em Pernambuco

Celebridades da internet, elas ditam tendências e influenciam padrões; já são cerca de 200 em atividade no estado

Izabela e Vitória mantêm o Medo da Pressa há cerca de cinco anos. Foto: Ricardo Fernandes/DP

Na década de 1990, tempo de ascensão para ícones fashion rebeldes, a modelo canadense Linda Evangelista chocou o mundo ao declarar que não se levantava da cama por menos de dez mil dólares. No auge da carreira, ela se referia a cachês pagos por marcas como Versace, Ralph Lauren, Calvin Klein e Dior. Vinte anos mais tarde, por valores quase nunca revelados - pagos, muitas vezes, pelas mesmas grifes - e, guardadas as proporções, são as blogueiras que impressionam. Empoderadas pela tecnologia, elas se tornam trend-setters (lançadoras de tendências) seguidas por milhares, às vezes milhões. Referência no segmento, a pernambucana Camila Coutinho serve de exemplo (e inspiração para as recém-lançadas na carreira): acumula 1,6 milhão de seguidores no perfil pessoal no Instagram, após quase dez anos como blogueira - o Garotas Estúpidas, considerado pelo site Signature9 como um dos cinco mais influentes, foi lançado em 2006.

Na esteira do G.E (mais de 500 mil curtidores no Instagram e mais de 600 mil no Facebook), cerca de 200 endereços virtuais semelhantes estão ativos em Pernambuco, segundo estimam produtores de eventos no ramo da moda. E seguem receita: as blogueiras publicam, em média, duas fotos por dia no Instagram e três posts por semana nos respectivos sites. Não se levantam da cama para fotografar imprevistos ou crises: assim como Linda Evangelista fez nas passarelas dos anos 1990, elas desfilam o estilo de vida dos sonhos. São pagas para testar produtos de beleza e serviços estéticos, comparecer a eventos, vestir roupas de marca. Na página do F*Hits, primeira rede de network brasileira dedicada a blogs, midiakits (cujo preço é revelado somente a assinantes) catalogam o valor dos contratos entre marcas e blogueiras. Anúncios no conglomerado, estima-se, custam entre R$ 2,5 mil e R$ 40 mil.

Laurinha Marinho tem milhares de seguidores no Facebook e no Instagram. Foto: Acervo pessoal/Reprodução

No mundo real, porém, especialmente nos bastidores da moda, as blogueiras despertam reações contraditórias. “Blogueiros não têm muita cultura de moda”, declarou Godfrey Deeny, editor de moda do Le Figaro e um dos principais críticos do setor no mundo, em entrevista polêmica à imprensa internacional, no ano passado. A consultora de estilo Costanza Pascolato, considerada a papiza da moda no Brasil, partiu em defesa das bloggers em diferentes oportunidades, chegando a chamá-las de “cinderelas do momento” - comparando-as às misses e top models das décadas passadas. “Há, sim, um ‘poderzinho’ em jogo, mas prefiro nem observar este aspecto e  encarar [a internet] como uma oportunidade de compartilhar experiências estéticas e, bem eventualmente, observações sobre a rotina e o cotidiano”, disse Costanza ao Viver.

Para Jana Rosa, escritora e blogueira discidente do jornalismo de moda (154 mil curtidores no Facebook), é a fama que fascina as pessoas, não a atividade em si. “As pessoas estão encantadas com a quantidade de seguidores. Elas querem ser ouvidas, querem testemunhas. O que algumas de nós fazemos, como escrever roteiros e livros, não é isso que as pessoas querem”, analisa. Enquanto a polêmica segue, 70 mil novos endereços são registrados por dia na internet, segundo a Technorati, empresa especializada na análise de blogs. E as blogueiras estão satisfeitas com a função. Ao menos, aparentam. Afinal, como uma das pernambucanas recém-iniciadas no ramo adverte, “TPM e tristeza não vendem. O que vende é a imagem da mulher realizada que todas querem ser.”

    

SAIBA MAIS: Para ler

Depois dos quinze - quando tudo começou a mudar (Gutemberg, R$ 36,90)

Na obra, a blogueira Bruna Vieira relata as mudanças vividas por ela na adolescência, em crônicas que envolvem a criação do blog Depois dos quinze (895 mil curtidores no Facebook). Viagens, dilemas pessoais e a rotina como blogueira estão entre os temas.

Cupcakes and cashmere (Harry N. Abrams, R$ 85,50)

Ainda sem tradução para o português, o livro é assinado por Emily Schuman, blogueira do Cupcakes and Cashmere. Além de dicas de organização da casa e do próprio estilo, ela aproveita relatos do site para falar sobre looks do dia, moda e plano de metas pessoais.

>> OS DEZ MANDAMENTOS DAS BLOGUEIRAS

PRIMEIRO MANDAMENTO

Empreenderás

"É um negócio como outro qualquer.”


SEGUNDO MANDAMENTO

Viajarás

"Há o glamour, mas também a realidade."


TERCEIRO MANDAMENTO

Inovarás

"Fiz o que ainda não havia sido feito."


QUARTO MANDAMENTO

Farás parcerias

"Toda parceria é muito bem vinda."


QUINTO MANDAMENTO

Serás ativa nas redes sociais

“Nossas obrigações são mais virtuais.”


SEXTO MANDAMENTO

Renovarás teu site periodicamente

“Traçamos estratégias para atrair mais leitores.”


SÉTIMO MANDAMENTO

Farás teus próprios horários

“Vou fazendo tudo de acordo com a necessidade e o tempo livre.”


OITAVO MANDAMENTO

Te concentrarás no público-alvo

“É gratificante perceber que seus leitores se identificam com seu estilo.”


NONO MANDAMENTO

Aprenderás a lidar com a fama

“A internet faz isso com todo mundo.”


DÉCIMO MANDAMENTO

Cuidarás da tua aparência

“Antes, o sonho das garotas era ser modelo. Hoje querem ser blogueiras.”


Leia a notícia no Diario de Pernambuco
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