Viver

Atriz Yoná Magalhães morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

Yoná faleceu após complicações cardiológicas em casa de saúde na Zona Sul do Rio

Atriz Yoná Magalhães em cena da novela Cama de Gato, de 2009. Foto: Divulgação

Morreu na manhã desta terça-feira (20), aos 80 anos, a atriz Yoná Magalhães. Ela não resistiu a complicações cardiológicas e faleceu em uma casa de saúde na Zona Sul do Rio de Janeiro. A atriz, conhecida por papeis no cinema e TV, estava internada desde 18 de setembro.

[SAIBAMAIS] O último trabalho de Yoná na TV foi a novela global Sangue Bom, exibida em 2013. Ela ficou conhecida por papeis em Senhora do Destino (2004) e Paraíso Tropical (2007). No cinema, destaca-se a participação em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), do ícone do Cinema Novo Glauber Rocha.

A entrada da atriz no filme, no entanto, não foi por acaso. O então marido dela, Luiz Augusto Mendes da Costa, era produtor do longa e foi quem convenceu Glauber a dar a Yoná o papel de Rosa, uma personagem sofrida que lhe proporcionou umas das atuações mais importantes de sua carreira. A estreia na TV Globo foi em Eu Compro Esta Mulher, de 1966.

Yoná Magalhães é considerada a primeira "mocinha" do elenco da Rede Globo, atuando em tramas como O sheik de Agadir (1966), A sombra de Rebecca (1967), O homem proibido (1968) e A gata de vison (1968). Colaborador e amigo pessoal de Yoná, o autor Aguinaldo Silva lamentou o falecimento nas redes sociais: "Morre Yoná Magalhães. Que posso dizer? Estou de luto? O Brasil está de luto."

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...