Viver

Filmes pernambucanos são os vencedores do Festcurtas BH

Curtas de Pernambuco ganharam os dois prêmios principais da competitiva brasileira do festival internacional realizado em Belo Horizonte

Retratando a forte repressão policial a manifestantes nas ruas do país, o curta pernambucano Intervenção, de Pedro Maia, venceu a mostra competitiva brasileira no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. A premiação foi realizada neste sábado, 26, no Cine Humberto Mauro.

Também de Pernambuco, o curta Como era gostoso meu cafuçu, de Rodrigo Almeida, foi o vencedor do prêmio do júri popular na mostra competitiva nacional.

[SAIBAMAIS]Subsolos, de Simone Cortezão, que levou o troféu na categoria Minas, retrata a história de uma mulher desalojada pela mineração, vivendo seus últimos dias na cidade. A paisagem terrivelmente real faz lembrar os cenários do estado mineiro. Também foram anunciados os vencedores nas categorias Internacional e o melhor filme eleito pelo júri popular brasileiro e internacional.

A tradicional mostra de filmes de curtas-metragens já se firmou como um dos eventos mais importantes de difusão e promoção da produção cinematográfica mundial em Minas Gerais. O festival internacional exibiu 114 produções durante mostras competitivas, paralelas e especiais.

Confira a lista completa dos vencedores:

 

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL

Melhor curta-metragem: ‘Wayward Fronds’, de Fern Silva

Menção Honrosa: ‘Tim’, de Camille Rosset

MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA

Melhor curta-metragem: ‘Intervenção’, de Pedro Maia de Brito

Menção Honrosa: ‘A festa e os cães’, de Leonardo Moura Mateus

MOSTRA COMPETITIVA MINAS

Melhor curta-metragem: ‘Subsolos’, de Simone Cortezão

JÚRI POPULAR

Melhor curta-metragem brasileiro: ‘Como era gostoso meu cafuçu’, de Rodrigo Almeida

Melhor curta-metragem internacional: ‘Automatic Fitness’, de Alejandra Tomei e Alberto Couceiro.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...