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Festival de Veneza, que começa nesta quarta, exibe 15 filmes via streaming. Inclusive o pernambucano Boi Neon

Evento está de olho na tendência de migração do espectador da sala de cinema para a tela do computador ou do smartphone

Juliano Cazarré em cena de Boi Neon. Foto: Mateus Sá/ Divulgação

Você pode estar no Recife, em Santiago, no Chile, ou em Wellington, na Nova Zelândia. Mesmo assim, poderá ser um dos espectadores do 72º Festival de Veneza, que começa nesta quarta-feira (2), na cidade italiana. Quinze longas-metragens da seção Horizontes, entre eles, os filmes brasileiros Boi Neon, do pernambucano Gabriel Mascaro, e Mate-me por favor, de Anita Rocha da Silveira, serão exibidos não apenas na telona da mostra, mas também via streaming, através do site Festival Scope.

Veja os horários e as sinopses dos filmes em cartaz

Este é o quarto ano consecutivo que a sala Web estará em atividade, numa parceria com o site Festival Scope. São disponibilizados 400 ingressos para a sessão online de cada filme. A 'entrada' avulsa custa 4 euros ou 10 euros o pacote que dá direito a assistir a cinco produções.

[SAIBAMAIS] "As formas de exibição de filmes têm se alterado, e não há como resistir a isso. Obviamente, há filmes grandes com estratégias comerciais globais que podem achar que não é o caso (divulgar por streaming). Queremos que o filme seja visto. Queremos que o cinema seja apresentado ao mundo em todas as telas possíveis", diz Vânia Catani, produtora de Mate-me por favor.

"Acho ótimo, até para que as pessoas falem mais sobre o filme. Espero que essa moda pegue. Até como espectadora. Temos acesso a filmes incríveis que nem chegam a ser distribuídos no Brasil. É uma oportunidade para a gente poder acompanhar diretores do resto do mundo", afirma a diretora Anita Rocha da Silveira, que, aos 30 anos, estreia no formato de longa-metragem.

"É uma iniciativa que me parece andar com a tecnologia. Inclusive, acho que é um caminho natural dos festivais para aumentar o público. Eles acabam ficando muito restritos. Não sabia disso, e agora quero comprar o meu ingresso", comenta o cineasta mineiro Cris Azzi. O diretor de O dia do Galo sempre foi um entusiasta das novas janelas.

Em 2013, Azzi filmou Cada dia uma vida inteira pensando em lançar apenas na web. Como o longa despertou o interesse de um canal de televisão, acabou estreando primeiro na TV para depois estar disponível em outras janelas. Para Cris Azzi, a expansão das telas começa a influenciar a maneira de filmar.

Desde quando ele foi assistente de direção de Karim Aïnouz em Abismo prateado (2011), pensa sobre como a variedade de telas tem afetado a gramática das obras. Conceber um plano geral pensando na telona do cinema é muito diferente de usar esse mesmo recurso para uma produção que será exibida também na telinha de um celular. "De alguma forma, temos 'desaprendido' o que é essa dimensão do plano geral. Talvez na hora da filmagem já não consiga ter essa relação tão clara da proporção do personagem", constata o diretor.

Como foi planejado para a internet, Cada dia uma vida inteira teve planos propositalmente mais fechados. Já com Luna, o longa que Cris Azzi planeja filmar no ano que vem nos arredores de Belo Horizonte, o processo será diferente. "Já é garantido que esse filme vai passar pela sala de cinema. Então, no momento de filmar, prioritariamente vamos responder a essa gramática. Depois, o filme vai ter que se adequar", explica.

FILMES DISPONÍVEIS E DATAS:

Competição Horizonte

"Boi Neon", de Gabriel Mascaro - a partir de 3/9

"Italian Gangsters", de Renato de Maria - a partir de 3/9

"Tharlo", de Pema Tseden - a partir de 5/9

"Pecore in erba", de Alberto Caviglia - a partir de 6/9

"Wednesday, May 9", de Vahid Jalivand - a partir de 7/9

"Madame Courage", de Merzak Allouache - a partir de 7/9

"Interruption", de Yorgos Zois - a partir de 8/9

"Why hast thou forsaken me (Lama Azavtani), de Hadar Morag - a partir de 8/9

"Mate-me por favor", de Anita Rocha da Silveira - a partir de 9/9

"Tempête", de Samuel Collardey - a partir de 9/9

"Interrogation (Visaaranai)", de Vetri Maaran - a partir de 10/9

"Free in Deed", de Jake Mahaffy - a partir de 11/9

Bienalle College

"Baby Bump", de Kuba Czekaj - a partir de 3/9

"The Fits", de Anna Rose Holmer - a partir de 4/9

"Blanka", de Kohki Hasei - a partir de 5/9

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