Viver

Mestres do coco gravam DVD em show gratuito no Teatro de Santa Isabel

Várias facetas do gênero centenário serão exploradas no espetáculo, nesta quarta-feira

Coco praieiro, de embolada, umbigada, mazurca de terreiro, de São João, canto de trabalho. São várias as modalidades do gênero centenário, popular do Sertão ao Litoral pernambucano. Hoje, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio), às 19h, as múltiplas facetas do coco se encontram na gravação do DVD A matinada, com Galo Preto, Zé de Teté, Bio Caboclo, Cícero Gomes e Adiel Luna. Os ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes, na bilheteria do teatro.

Confira o roteiro de shows no Divirta-se

[SAIBAMAIS]Cada um vem de um ponto do estado e carrega consigo as características do lugar. “Como processo de construção artística, sempre me interessei pelo trabalho dos outros para aprimorar o meu. O projeto vem se desenvolvendo de forma embrionária há uns quatro anos”, conta Adiel, o responsável pela junção e mais novo do quinteto, com 30 anos.

O sertanejo Cícero Gomes, de Arcoverde, aborda temáticas como o homem do campo, o gado, tendo como modalidade predominante a quadra. O Mestre Galo Preto, nascido em um quilombo de Bom Conselho, mas morador do Recife desde novo, mescla influências do canto de trabalho à louvação, ao elogioe à embolada de versos livres. Limoeirense, Zé de Teté é ícone do desafio, estimulado por várias modalidades de métrica e rima. Bio Caboclo, de Lagoa de Itaenga, é repentista de viola e mestre de maracatu de baque solto. No grupo, representa um coco mais frenético e azougado. Adiel, filho e neto de repentistas, bebe de todas as fontes para compor o coco de sala dele, expressão surgida para designar o ritmo explorado para acolher visitantes nas festas.

Eles se reuniram apenas uma vez, em Garanhuns, e optaram por ensaiar poucas vezes, para se conhecer, mas sem perder o brilho do improviso. Nesta quarta, prometem uma gravação com poucas pausas e muita espontaneidade.

SERVIÇO

Gravação do DVD A matinada, com Bio Caboclo, Adiel Luna, Zé de Tete, Cicero Gomes e Galo Preto

Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)

Quando: Quarta-feira (1º de julho), às 19h

Entrada gratuita

Informações: 3355-3323

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...