Viver

Dia do Combate à Homofobia: seis canais que desmistificam a comunidade LGBT

No Youtube, canais usam bom humor para quebrar paradigmas e ajudam a combater o preconceito

Marchas, passeatas, cartazes, beijaços e outras manifestações populares devem marcar este domingo, Dia Mundial do Combate à Homofobia, em todo o país. São ações já exploradas por sites e canais de vídeos na internet, que atuam desmistificando o universo LGBT.

Com bom humor, essas ferramentas desafiam resistências e, ao seu modo, combatem preconceitos. Canais como o Põe na roda, com mais de 100 mil curtidores no Facebook, e Canal das bee, com mais de 40 mil curtidores, publicam teasers e curtas em torno da temática LGBT, abordando mitos, costumes, inseguranças e curiosidades. Para os engajados na luta contra a homofobia, ajudam a quebrar paradigmas.

O canal Põe na Roda tem mais de 100 mil curtidores no Facebook. Foto: Youtube/Reprodução

Luís Braúna, integrante do GEMA (Núcleo de Estudos de Gênero e Masculinidade) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reforça que há muitos canais desse tipo, o que ajuda desconstruir mitos - causadores de preconceito. Além dos mais conhecidos, cita ainda produções locais, veiculadas pelo grupo Deslum Bramento e Anarca Filmes. O Viver listou (mais abaixo) alguns desses canais, com produções descontraídas e desmistificadoras.

No mundo real

Além de ações organizadas por grupos civis, o Ministério Público de Pernambuco exibe hoje, na Praça do Arsenal, no Centro do Recife, o vídeo da campanha Amor igual: sem homofobia, a partir das 18h. Na ocasião, também serão distribuídas cartilhas informativas, disponíveis para download gratuito no site do MPPE.

No calendário

A data foi criada no início da década de 1990, quando a Organização Mundial de Saúde substituiu o termo “homossexualismo” (que sugeria um distúrbio) por “homossexualidade”. Segundo Thiago Rocha, um dos coordenadores do Fórum LGBT em Pernambuco, a mudança na nomenclatura ajudou a derrubar resistências e fortaleceu a bandeira da igualdade. “Recordar essa data ajuda a combater preconceitos. É fundamental que existam esses lembretes. E que a homofobia seja combatida e criminalizada”, explica Thiago.

>> CANAIS

Alguns dos canais foram criados exclusivamente para debater a causa LGBT. Outros a expõe de forma transversal, em paralelo a outros debates. Confira:

Põe na roda

97 vídeos

243.996 inscritos

17.016.141 visualizações

[VIDEO1]

Canal das Bee

113.764 inscritos

9.096.173 visualizações

[VIDEO2]

Gayrotos

10.888 inscritos

532.911 visualizações

[VIDEO3]

Delum Bramento

45 inscritos

9.418 visualizações

[VIDEO4]

Felipe Mastrandéa

92.838 inscritos

5.877.415 visualizações

[VIDEO5]

Chá dos 5

2.871 inscritos

93.572 visualizações

[VIDEO6]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...