Viver

Wynton Marsalis e Spok batem papo no Paço do Frevo

Durante o encontro, o trompetista norte-americano apresentou uma breve improvisação no instumento e mostrou muita agilidade

O público lotou o terceiro andar do Paço do Frevo. Foto: Isabelle Barros/DP/D. A Press

O encontro entre Spok e o trompetista norte-americano Wynton Marsalis já começou no Paço do Frevo. Parte do projeto Do frevo ao Jazz, que lotou o terceiro andar do espaço, a conversa entre as feras do frevo e do jazz, respectivamente, iniciou com a semelhança entre os gêneros como assunto. Ao som de Vassourinhas, o maestro pernambucano apresentou as características do frevo para Marsalis.

[SAIBAMAIS] Vencedor de nove prêmios Grammy, o trompetista destacou as origens e o mercado do Jazz em Nova Orleans, cidade em que nasceu. A partir da projeção de imagens, ele e Spok apontaram os pontos em comum entre os estilos musicais. As sombrinhas, típicas do frevo, também são utilizadas em manifestações artísticas realizadas ao som do jazz nos Estados Unidos.

Durante o encontro, Marsalis se referiu ao jazz como uma celebração da liberdade e uma oportunidade de aproximação com as pessoas. "Como músicos de jazz, viemos abraçar as pessoas. O conceito do gênero é de agrupar, de uma forma agressiva até", disse.

Voltado para apresentações musicais e debates culturais, Do Frevo ao Jazz teve uma das primeiras realizações nesta terça-feira (31), com um show supresa do trompetista em Olinda. Ele visitou a orquestra de frevo do Grêmio Musical Henrique Dias e tocou na Cidade Alta.

Para quem não conseguiu prestigiar o bate-papo, ainda nesta quarta-feira (1º) será realizado um show com os músicos, a Jazz At Lincoln Center Orchestra (JLCO) e Spok Frevo Orquestra, no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu). O evento, gratuito, está marcado para as 18h30. (Com informações de Isabelle Barros)

Serviço

Wynton Marsalis e Jazz At Lincoln Center Orchestra (JLCO)

Onde: Parque Dona Lindu (Av. Boa Viagem)

Quando: 1º de abril, às 18h30

Entrada gratuita

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...