Não é novidade que as redes sociais permitiram novos formatos ao humor. No Instagram - plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos - perfis ganham a simpatia do público, tornando-se os queridinhos na web. A exemplo de personagens como Chapolin Sincero, Félix Amargo e Nana Rude, que viralizam memes, fofocas e vídeos engraçados e mantêm alta audiência. A partir da expressão "Esse dia foi foda" (@essediafoifoda), o fotógrafo recifense M.A., de 32 anos, aproveitou o acervo de mais de três mil fotos arquivadas na memória do celular para ampliar o alcance das imagens, não se limitando ao compartilhamento entre amigos nos grupos do aplicativo WhatsApp.
[SAIBAMAIS] O sucesso no Instagram é respaldado nos mais de 200 mil seguidores. São fatos divertidos e inusitados, e registros de acontecimentos do cotidiano, que têm inspirado outros perfis do mesmo estilo. M.A. prefere não se identificar. Ele mora no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife e usa referências locais, sempre em tom de brincadeira. "Nem sempre o que está escrito lá reflete o que eu penso. Às vezes quero só criar polêmica. Por isso, prefiro não colocar a minha cara na frente do perfil", explica.
A conta foi criada em novembro de 2013, mas veio se consolidar na Copa do Mundo de 2014, chegando à marca de 10 mil seguidores. Depois disso, deslanchou e cresceu a uma média de 800 a 1 mil seguidores por dia, com picos de até 4 mil novos membros. As postagens sempre terminam com a frase "marque aqui seu amigo que…" já passou por uma daquelas situações bizarras. "Essa é a estratégia que uso para as pessoas se identificarem com o conteúdo e marcarem os amigos", conta. Por enquanto, o foco não é ganhar dinheiro, mas a plataforma já é instrumento para quem busca faturar através de publicidade.
Há mais tempo no mercado de humor na web, Breno Melo, o criador do Bode Gaiato, resolveu explorar a plataforma do Instagram e notou diferentes características entre os internautas. "No Instagram é um público diferenciado, menos exigente. A interação é maior e há a capacidade de viralizar para outras redes como o WhatsApp", explica. No Facebook, diz, recebe críticas dos "politicamente corretos". Enquanto no Insta as brincadeiras são bem aceitas. Outros personagens consolidados no Facebook, Gina Indelicada e Irmã Zuleide, também aproveitaram o aplicativo de fotos.
Fórmula do sucesso
O criador do Esse dia foi foda é fanático por futebol, mas se controla para não ficar monotemático. Embora não torça para os times pernambucanos, aproveita para escancarar a "tiração de onda" com os torcedores do Sport, Náutico e Santa Cruz, o que rende muita repercussão. Ele também contabiliza que as imagens de bichinhos e bebês, relacionadas a Pablo e à sofrência, são as que mais agradam o público e concentram uma enxurrada de curtidas e comentários. No perfil, ele confessa, que "persegue" personalidades, como o casal William Bonner e Fátima Bernardes, o jogador Cristiano Ronaldo, Xuxa e Pelé. "Não sou a favor do politicamente correto. Quaquer resenha é válida, havendo respeito pelo outro. Gosto de polemizar e abrir para o debate".
%2bCurtidas
FOTOS
Charge de Chaves
21.982 curtidas
Medina
21.109
Chaves
18.972
Velório de Bolaños
18.317
Pau de selfie
16.693
VÍDEOS
Beijo de carnaval
12.221
Caso de amor com Gustavo
11.414
Criança chora ao som de Porque homem não chora
11.215
Cachorrinho
9.793
Participação no programa de João Kleber
8.791
%2bHumor na web
2,4 milhões
Félix Amargo
882 mil
Nana Rude
490 mil
5,6 milhões
curtidas no Facebook
419 mil
seguidores no Instagram
4,8 milhões
curtidas no Facebook
117 mil
seguidores no Instagram
4,3 milhões
curtidas no Facebook
171 mil
seguidores no Instagram
Leia a notícia no Diario de Pernambuco