O Santa Joana Recife e o ISEP, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital, realizam a partir desta quarta (10), o XIV Congresso Oncológico Ricardo Brennand Recife-Detroit.
O evento segue até sexta (12), no Hospital de Câncer de Pernambuco e no Instituto Ricardo Brennand.
O evento vai trazer atualizações, discussões e trocas de experiências sobre a esfera oncológica. Cada ano, o Congresso se debruça sobre uma área da oncologia, em 2024, a evidência está na uro-oncologia.
Urologistas, oncologistas clínicos, paliativistas, oncogeriatras, radioterapeutas, radiologistas, geneticistas, médicos nucleares, enfermeiros e farmacêuticos oncológicos, psicólogos e nutricionistas nacionais e internacionais são os profissionais de saúde que compõem a programação.
“Estamos entrando na 14ª edição do Congresso, e durante esses anos, já abordamos o câncer de mama, a radioterapia, cirurgia reconstrutora pós-câncer, entre outros assuntos. A ideia é, justamente, abrir portas para aumentar a troca de conhecimento, trazendo informações sobre a oncologia e até casos específicos de pacientes, com objetivo de realizar análises clínicas. É um grande intercâmbio”, informa Felipe Dubourcq, uro-oncologista do Hospital Santa Joana Recife e um dos coordenadores do evento.
O Recife-Detroit é aberto para todas as instituições e traz temas como câncer de bexiga localmente avançado, câncer de bexiga metastático, câncer de próstata resistente à castração.
Entre os convidados internacionais e nacionais estão Birdal Bilir e Omer Kucuk, ambos do Department of Hematology and Medical Oncology - Emory University School of Medicine, além de David Edelman, Edson Pontes e Grabriel Hass, do Detroit International Research & Education Foundation (Diref).
“Esse ano, vamos contar com especialistas muito focados na área de uro-oncologia para trazer importantes debates, principalmente, sobre cânceres avançados, envolvendo bexiga e próstata. Vamos reunir grandes nomes da medicina local e internacional e abordar discussões sobre modalidades de tratamento e perspectivas cirúrgicas, como por exemplo”, comenta Erica Batista, diretora executiva do Hospital Santa Joana Recife. “Mais uma vez, o Santa Joana na vanguarda dessa importante interface, dessa troca rica entre os diversos especialistas, fortalecendo o seu posicionamento no mercado dentro da oncologia na cidade do Recife, principalmente, focando na alta complexidade e nos tratamentos avançados, seja relacionado à tecnologia, tratamentos clínicos ou medicamentosos avançados”, complementa.
“O Congresso mostra que estamos investindo ainda mais na área oncológica, com fortalecimento da educação continuada multiprofissional, que fomenta a qualidade da assistência em saúde. Além disso, por meio do evento, vamos reafirmar nosso compromisso social, formalizando uma parceria com o Hospital de Câncer de Pernambuco, instituição que atende cerca de 60% dos pacientes oncológicos do estado, para discussão de oportunidades de melhoria no cenário SUS, com a presença da Secretária de Saúde de Pernambuco, com foco no melhor cuidado do paciente”, explica Andrea Lopes, oncologista do Hospital Santa Joana Recife e, também, uma das coordenadoras do evento.