Vida Urbana

Adolescente de 15 anos é apreendido por envolvimento em arrastão no Parque da Jaqueira, no Recife

O caso aconteceu no domingo (21), em que um grupo de jovens foi alvo da investida criminosa; celulares de duas vítimas foram roubados

O adolescente suspeito de participar do arrastão foi capturado por guardas municipais e autuado pela Polícia Civil por roubo a transeunte

O caso aconteceu no domingo (21), mas foi confirmado pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (22). 

O crime aconteceu por volta das 19h, quando um grupo de jovens, que caminhava próximo a Igrejinha, foi alvo da investida criminosa, em que o adolescente apreendido estava na companhia de outros infratores, todos menores de idade, praticando o arrastão no equipamento público. 

Segundo relatos de testemunhas, um dos assaltantes estava armado. Os suspeitos abordaram o grupo de jovens e roubaram celulares, além de pertences de duas vítimas, sendo dois homens de 20 anos cada. 

Um dos adolescentes infratores acabou sendo detido por guardas municipais que estavam no parque realizando o serviço de guarda patrimonial. 

Já os demais suspeitos conseguiram fugir do local. O menor infrator que foi apreendido foi levado para uma guarnição de policiais militares do 11ºBPM. 

Ele foi autuado em flagrante e conduzido para a Delegacia de Atos Infracionais do Departamento da Criança e do Adolescente (DPCA), no bairro da Madalena, na Zona Norte do Recife, onde foi autuado por roubo a transeunte. 

“Ele foi levado à delegacia para realização dos procedimentos cabíveis e em seguida foi encaminhado a uma unidade de atendimento socioeducativo”, disse a Polícia Civil por meio de nota. 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o adolescente apreendido é capturado. 
 
A equipe do Diario procurou a Polícia Mikitar, que por meio de nota disse que:
 
"A Polícia Militar, por meio do 11º BPM, informa que foi acionada para a ocorrência. Ao chegar  no local, o efetivo visualizou o suspeito detido por populares. Foi informado aos policiais que o mesmo teria roubado o celular da vítima presente no local, junto com outros suspeitos que conseguiram se evadir. A vítima solicitou apoio do policiamento para recuperar o seu celular que estaria no Poço da Panela, pois foi localizado por um popular. Após a recuperação do celular fruto do roubo, o efetivo seguiu com as partes para a UPA de Nova Descoberta. Posteriormente à alta médica, o policiamento foi até a residência do suspeito menor de idade para entrar em contato com sua genitora e assim ambas as partes envolvidas na situação foram conduzidas para o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente. O Batalhão não encontrou nenhuma arma de fogo com o menor infrator".  

O que diz a prefeitura 
 
A reportagem do Diario de Pernambuco procurou a Prefeitura do Recife (PCR), que por meio de nota disse que:
 
"A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) atua no Parque da Jaqueira, no bairro de mesmo nome, com quatro agentes por turno, que realizam rondas com o objetivo de preservar o patrimônio público, atendendo à demanda no equipamento 24h por dia. No caso em questão, em acordo com suas atribuições, a GCMR atuou, e em parceria com a Polícia Militar, que é quem responde pela repressão qualificada no Estado de Pernambuco". 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco