Uma escultura do menino Jesus que compõe o presépio do Parque das Graças, na Zona Norte do Recife, desapareceu, horas depois de ser colocada no local.
A instalação da decoração foi feita na tarde deste domingo (19).
O parque está no roteiro da programação natalina, preparada pela prefeitura da cidade, que conta com árvore gigante e muita iluminação.
Por meio de nota, a prefeitura da cidade informou que o fornecedor contratado para executar o projeto de decoração natalina no Parque das Graças havia colocado a peça no espaço público.
Ainda de acordo com a prefeitura do Recife, a reposição já está sendo providenciada.
[VIDEO1]
Graça Miranda é funcionária pública e mora na área há 25 anos. Ela diz que o projeto é maravilhoso para o turismo, mas lamenta os problemas.
“Os acessos para as nossas residências deixaram a situação ruim. Passam carros a toda velocidade”, comentou
Sobre a segurança pública, Graça disse que, após a construção do parque, aumentou a quantidade de furtos.
“Tem notícia de assaltos e roubos de celulares e a pessoas idosas. Temos Guarda Municipal, mas não tem a todo momento”, comentou.
Funcionário público, Suelto Melo afirma que a Rua Dom Sebastião Lemos foi reduzida.
“Tem carros passando em alta velocidade. Já assisti a batidas aqui. Outro problema é a segurança. Soube dos assaltos e furtos de alianças e joias”, declarou.
O Parque das Graças foi contemplado com uma decoração completa, com elementos de chão interativos, além de túnel iluminado e o presépio que teve a imagem levada.
O Diario de Pernambuco entrou em contato com a Polícia Civil para saber se houve registro de queixa. A corporação informou que não houve notificação.
Custos
De acordo com informações da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), os atos de depredação do patrimônio público, incluindo pichações, fizeram a prefeitura gastar R$ 2.416.493,86 em manutenção.
Deste valor, R$ 247.694,14 foram exclusivamente para revitalizar pontes e prédios públicos pichados.
Os valores gastos com a manutenção dos monumentos são o suficiente para para:
• Construir uma Upinha;
• Requalificar quatro unidades de saúde da família;
• Construir uma nova creche;
• Fazer uma escola no atual padrão de qualidade;
• Requalificar 24 escadarias com corrimão;
• Implantar 1.700 pontos de iluminação em LED no Recife