° / °

Centro Pop no Recife é visto como esperança de dias melhores para moradores de rua

O Recife conta com cinco Centros POP, sendo um deles voltado para crianças em situação de vulnerabilidade social

Por

Foto: Adelmo Lucena/DP
Atualmente o Recife conta com cinco centros pop

Moradores de rua enfrentam diariamente obstáculos para conseguirem o mínimo dos direitos básicos, como alimentação, higiene, segurança e saúde. Diante de um cenário de extrema vulnerabilidade social, as alternativas para combater a precariedade das condições destas pessoas se tornam ainda mais complexas e delicadas. Os centros pop localizados no Recife são algumas portas para levar mais dignidade e esperança para a população de rua, permitindo acesso aos direitos básicos.

De acordo com a Prefeitura do Recife, o Centro POP (Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua) é um ambiente de atendimento direcionado para pessoas em situação de vulnerabilidade que utilizam as ruas como local de moradia ou sobrevivência. O centro oferece serviços que promovam a sociabilidade dos usuários e reconstruam o fortalecimento das relações entre os familiares dos moradores de rua.

“O Centro Pop é um espaço que tem que ser bastante acolhedor e humanizado para fazer a proteção social da população em situação de rua. Este é local onde o morador vai acessar os serviços e poder ter uma oportunidade de um novo projeto de vida, porque ele pode ser encaminhado para uma profissionalização, para um emprego e retirada de documentos”, ressalta a secretária de Assistência Social, Ana Rita Suassuna.
 
Atualmente o Recife conta com cinco centros pop, distribuídos no centro, zona sul e norte da cidade. Os serviços mais procurados nos espaços são banho, alimentação, lavagem de roupas e retirada de documentos. Os centros ainda contam com a atuação de profissionais como psicólogos, educadores e assistentes sociais.

“Venho no Centro Pop há quase um ano após ter sofrido um golpe financeiro. Eu vim de Belém, no Pará, e aqui não tenho casa. Vivo no Cais de Santa Rita com meus dois filhos. Venho para o centro logo de manhã pra tomar meu café da manhã e tomar um banho. O centro também me ajudou a tirar meus documentos e a doação de roupas”, contou uma usuária do Centro Pop que preferiu não se identificar.

O mapeamento dos usuários é feito através dos dados da Região Político Administrativa do Recife (RPA), e cada morador de rua que utiliza o espaço é identificado para que suas demandas e frequências sejam supridas da melhor forma. Os usuários não possuem a obrigação de seguir uma agenda de frequência e podem usufruir dos serviços de forma pontual, como faz a maioria dos moradores de rua. 

Outro usuário do centro que também veio de outro estado, de Santa Catarina, está usando o espaço para retirar os documentos para poder voltar ao sul do país. “Quando cheguei no Recife, fiquei dias sem comer nem dormir, porque aqui não conheço nada. No Centro Pop dei entrada nos meus documentos que foram roubados e também venho para comer e tomar banho. Em Santa Catarina eu tinha casa, carro e família e vou tentar comprar uma passagem quando tiver meus documentos”, relatou.
 
Confira os locais dos Centros Pop no Recife:

Centro Pop Glória
Endereço: Rua do Sossego, 563 - Santo Amaro
Fone: 3222-4840

Centro Pop maria Lúcia
Endereço: Rua do Imperador, 38 - Santo Antônio (dentro da Casa do Pão)
Fone: 3125-0103  

Centro Pop Neuza Gomes 
Endereço: Rua Dr. João Coimbra, nº 66 - Madalena (próximo ao Mercado da Madalena, rua da Padaria Pão e Massa)
Fone: 3301-1828/1829

Centro Pop José Pedro
Endereço: Rua Sgt. Waldir Correia, nº 247 - Boa Viagem