Diario de Pernambuco
Busca

CORRUPÇÂO

PF e Receita Federal deflagram operação de combate à corrupção em Pernambuco

Publicado em: 31/05/2023 11:40

A investigação ainda busca identificar outros envolvidos e confirmar o modo de agir dos investigados, na manipulação de inspeções fiscais no Porto de Suape (Foto: Divulgação/PF)
A investigação ainda busca identificar outros envolvidos e confirmar o modo de agir dos investigados, na manipulação de inspeções fiscais no Porto de Suape (Foto: Divulgação/PF)

Numa operação conjunta, a Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE), com a participação da Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã desta quarta-feira (31), a Operação Recôndito, com a finalidade de dar cumprimento à 04 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 4ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.


As investigações foram realizadas por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários – DELEFAZ e se iniciaram em abril de 2020, quando foi instaurado um inquérito policial com o objetivo de apurar suposta relação oculta entre um Despachante Aduaneiro e um Servidor da Receita Federal com atuação no Porto de Suape, que tinha como intuito diminuir as fiscalizações em produtos importados/exportados de clientes do referido despachante aduaneiro.


A investigação ainda busca identificar outros envolvidos e confirmar o modo de agir dos investigados, na manipulação de inspeções fiscais no Porto de Suape.


Os mandados foram cumpridos simultaneamente em endereços residenciais e comerciais localizados nas cidades do Recife/PE e Cabo de Santo Agostinho/PE, e foram empregados aproximadamente 20 policiais federais e 10 Auditores Fiscais e Analistas Tributários da Receita Federal.


De acordo com a Polícia Federal, nos endereços dos acusados foram apreendidos relógios, dinheiro e carros de luxo. O dinheiro encontrado ainda está sendo contabilizado pelos agentes federais e os veículos e objetos foram apreendidos na operação.


Os investigados respondem pelos crimes de descaminho, facilitação de descaminho, corrupção ativa e passiva e associação criminosa, todos do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar 23 (vinte e três) anos de reclusão.



COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL