Diario de Pernambuco
Busca

RECIFE

Mutirão de serviços de saúde na Imbiribeira, neste fim de semana

Publicado em: 02/02/2023 09:31 | Atualizado em: 02/02/2023 11:03

Ação acontece na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), das 8h às 18h, no sábado (4), e das 8h às 14h, no domingo (5). Mais de 43 mil atendimentos já foram realizados durante as últimas edições (ALESSANDRO POTTER/PCR)
Ação acontece na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), das 8h às 18h, no sábado (4), e das 8h às 14h, no domingo (5). Mais de 43 mil atendimentos já foram realizados durante as últimas edições (ALESSANDRO POTTER/PCR)
Os cuidados com a saúde, promovidos pela Prefeitura do Recife, se somam a mais uma edição do mutirão de serviços realizados durante o Recife Cuida nos Bairros. A ação, que teve início em setembro do ano passado, chega a sua sétima edição neste sábado (4), das 8h às 18h, e domingo (5), das 8h às 14h, na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Imbiribeira, Zona Sul da capital. O evento tem como objetivo ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de saúde, que por algum motivo têm dificuldade de chegar até a Rede Municipal. 



Durante o fim de semana, preferencialmente os moradores das comunidades Irmã Dorothy, Vila Aritana, Beira da Maré e Nova Esperança poderão realizar, sem necessidade de agendamento, consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista e enfermeiro; exame preventivo ginecológico e de mamografia; testes de covid-19 e testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais. 



“Estamos promovendo a retomada do Recife Cuida nos Bairros, essa ação tão exitosa que já alcançou cerca de 8,2 mil pessoas e realizou mais de 43 mil atendimentos nas últimas seis edições. Esses números reforçam como eventos como esse são importantes para continuarmos promovendo, de forma ampla, o acesso da população aos serviços de [UTF-8?]saúdeâ€, reforça Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife. 



Quem for ao mutirão, ainda poderá atualizar o cartão de vacinação e tomar a vacina contra covid-19, além de fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e receber orientação nutricional. Durante o evento, também serão entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal. 



Além disso, a população poderá participar das atividades de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) - reiki, ventosaterapia, auriculoterapia, reflexologia podal e agulhamento. Os usuários também vão receber orientações de educação em saúde com a Vigilância Ambiental sobre a prevenção das arboviroses e uso de hipoclorito. 



A iniciativa do Recife Cuida nos Bairros faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que, com  um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões, está promovendo a maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. Durante as últimas seis edições do projeto, mais de 43 mil atendimentos foram realizados aos recifenses. 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL