Diario de Pernambuco
Busca

PROGRAMAÇÃO

Recife celebra Dia do Frevo, nesta quinta-feira (9)

Publicado em: 08/02/2023 18:56 | Atualizado em: 08/02/2023 19:31

 (Divulgação)
Divulgação

 

Ao longo de toda a manhã desta quinta-feira (9), a Prefeitura do Recife vai espalhar os clarins do ritmo que é patrimônio cultural da humanidade e brasileiro por dez pontos da cidade, convidando os recifenses a subverter a rotina e cair no passo para celebrar uma das mais antigas e representativas tradições culturais da capital pernambucana Os clarins tomam conta da cidade.

 

Para celebrar o Dia do Frevo e os dez anos de patrimonialização do ritmo, que é embaixador inequívoco da música, da cultura, da alegria e da gente pernambucana, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, espalhará várias atrações, entre clubes de boneco, blocos líricos, orquestras de frevo, troças, clubes e grupos de passista, para se apresentar em dez pontos da cidade, promovendo o encontro do Recife, em seus cenários cativos e freges cotidianos, com sua tradição ancestral, num convite a cair no passo e celebrar origens, forças e festas da capital pernambucana.

 

A programação vai acordar o Recife. A partir das 7h, o frevo toma conta da cidade. Até o começo da tarde, a tradição que nasceu da mistura entre polca, maxixe, capoeira, alegria, rua, resistência popular e subversão irão tomar conta da Conde da Boa Vista, Praça de Casa Forte, Largo da Encruzilhada, Agamenon Magalhães, Brasília Teimosa, Marco Zero, Pátio do Livramento, Mercado de São José e Estação Central do Recife. Em cada um dos locais, grupos culturais e agremiações, legítimas representantes e árduas defensoras do frevo, em seus mais diversos e bonitos desdobramentos, se farão representar por grupos com 4 a 20 participantes para desfilar música e passo entre transeuntes e motoristas, transformando em festa as ruas repletas de rotina.

 

Cada apresentação vai durar, em média, uma hora. Entre as atrações, participarão da programação: clarins e orquestras de frevo, Bloco Lírico e Banda de Pau e Corda Cordas e Retalhos, Troça Abanadores do Arruda e Grupo de Passistas Perna de Pau, Grupo de Passistas Cia Muganga, Clube de Bonecos Malaquias, Bloco Lírico Pierrot de São José, Clube de Boneco A Bela da Tarde, Bloco Lírico Compositores e Foliões, Banda de Pau e Corda Império Frevo Orquestra e Clube de Boneco Menino do Pátio. O frevo também vai pegar carona nas bicicletas do grupo Luden Cia de Dança, que vai distribuir acordes e cores, com a ação batizada de Ciclofrevo, pelas ruas: Frei Cassimiro, Tupinambás, Barros Barreto, Avenida Agamenon Magalhães e Avenida João de Barros, Rua Dr. Carlos Chagas, Rua dos Palmares, Avenida Mário Melo, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Campo das Princesas, Ponte Buarque de Macêdo e Avenida Rio Branco. 

 

Sobre o Dia do Frevo

Em sua geografia nativa, o Frevo é celebrado no dia 9 de fevereiro. Foi nesta data, nos idos de 1907, que a palavra "frevo", corruptela de ferver, foi registrada pela primeira vez, no Jornal Pequeno, que anunciava um ensaio do Clube Empalhadores do Feitosa. O ritmo também tem data nacional, sendo celebrado, em todo o país, no dia 14 de setembro.

 

O frevo sagrou-se Patrimônio Cultural da Humanidade no dia 5 de dezembro de 2012, na 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na sede da Unesco, em Paris. Naquela ocasião, o frevo foi a única expressão da cultura brasileira entre 35 candidaturas de todo o mundo. Mais antigo é o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, conferido ao frevo pelo Iphan em 2007, ano do seu centenário.

 

O título foi revalidado no último mês de agosto, durante a 96ª reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.

 

 

Confira a programação:

 

Conde da Boa Vista

7h - Clarins de Momo

 

Praça de Casa Forte

7h30 - Bloco Lírico e Banda de Pau e Corda Cordas e Retalhos

 

Largo da Encruzilhada

7h30 - Orquestra de Frevo, Troça Abanadores do Arruda e Grupo de Passistas Perna de Pau

 

Agamenon Magalhães

8h30 - Orquestra de Frevo Grupo de Passistas Cia Muganga, Clube de Bonecos Malaquias e Troça Abanadores do Arruda

 

Brasília Teimosa

8h30 - Orquestra de Frevo, Troça Abanadores do Arruda, Grupo de passistas Cia Muganga

 

Marco Zero

9h30 - Bloco Lírico Pierrot de São José, Banda de Pau e Corda Cordas e Retalhos, Orquestra de Frevo e Clube de Boneco A Bela da Tarde

 

Estação Central do Recife

10h30 - Orquestra de Frevo, Clube de Boneco Menino do Pátio e Grupo de Passistas Perna de Pau

 

Ciclofaixa

9h30 – Ciclofrevo - Luden Cia de Dança

Percurso: Rua Frei Cassimiro/ Rua Tupinambás/ Rua Barros Barreto/ Avenida Agamenon Magalhães/ Avenida João de Barros/ Rua Dr. Carlos Chagas/ Rua dos Palmares/ Avenida Mário Melo/ Rua da Aurora/ Ponte Princesa Isabel/ Campo das Princesas/ Ponte Buarque de Macêdo/Avenida Rio Branco

 

Pátio do Livramento/Mercado do São José

12h30 – Orquestra de Frevo, Bloco Lírico Compositores e Foliões, Banda de Pau e Corda Império Frevo Orquestra

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL