Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Caruaru é primeiro município a certificar estudantes da EJA com qualificação profissional

Publicado em: 28/11/2022 16:30 | Atualizado em: 28/11/2022 16:39

Janailza Eulália e Maria das Dores (blusas brancas) representaram mais de 2 mil estudantes do EJA com qualificação profissional (Elvis Edson - AI Seduc Caruaru
)
Janailza Eulália e Maria das Dores (blusas brancas) representaram mais de 2 mil estudantes do EJA com qualificação profissional (Elvis Edson - AI Seduc Caruaru )
Mais de dois mil estudantes participaram de uma experiência inovadora em Caruaru, a 130 quilômetros do Recife, no Agreste Central pernambucano, concluindo a formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a qualificação profissional. Segundo a Prefeitura de Caruaru, a certificação é inédita no Brasil, pois o município é o primeiro a ofertar cursos de qualificação profissional atrelados ao Ensino Fundamental direcionado especificamente para jovens e adultos.

Cada estudante com matrícula na EJA da rede municipal de ensino caruaruense teve a oportunidade de realizar os cursos dentro do horário de aula, para garantir a participação nas instalações das escolas. A iniciativa envolveu as secretarias de Educação e Esportes (Seduc Caruaru) e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (Senai-PE). Os resultados foram comemorados na prática na sexta-feira, com a entrega dos certificados de qualificação profissional do programa Qualifica EJA para 500 estudantes.

Janailza Eulália da Silva e Maria das Dores da Silva foram escolhidas para receberem os certificados representando todos os estudantes. "Juntos sonhamos com nossas conquistas, nosso futuro. Gratidão é a palavra. Agradeço a todos os professores, ao prefeito Rodrigo Pinheiro, a secretária de Educação e ao Senai por transmitir e apoiar em nossas dificuldades entregando a gente uma nova oportunidade. Obrigada por nos mostrar que somos capazes", disse, emocionada, a estudante Maria das Dores. Janailza Eulália da Silva, da Escola Manoel Limeira, concluiu o curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Bolo de Rolo, enquanto Maria das Dores da Silva, da Escola Tereza Neuma, concluiu o curso Informática Básica e Bolo de Rolo.

Ainda segundo a Prefeitura de Caruaru, a qualificação profissional para a EJA cumpre o estabelecido no Plano Municipal de Educação, evidenciando ser possível garantir escolaridade com qualificação profissional durante o Ensino Fundamental. O Qualifica EJA Caruaru objetiva qualificar estudantes caruaruenses para a entrada no mundo do trabalho, como também proporcionar aperfeiçoamento no ofício no qual os estudantes já atuem. O programa começou em novembro de 2021, ofertando sete cursos em 29 unidades escolares da rede municipal. "O Qualifica EJA é um programa que oferece várias opções de qualificação profissional a estudantes de Caruaru e parabenizamos a todos os formandos. Com ele, fortalecemos bastante a nossa educação e economia", destacou o secretário da Sedetec, Pedro Augusto.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Seduc Caruaru.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL