Vida Urbana

Estudantes e professores de universidades públicas realizam protesto contra cortes

O Ato Político Cultural reuniu estudantes e professores das universidades Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em prol da educação, pesquisa e ciência. O movimento ocorreu na Praça do Derby, na manhã desta terça-feira (18). A reivindicação foi sobre os cortes de verbas para universidades públicas, que chegaram a ser anunciados pelo Governo federal, mas acabaram, por pressão, sendo revogados, em seguida.


Clara Maria, representante da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) expressou sobre a importância do ato. “Nós (estudantes) fomos às ruas e lutamos na internet, mesmo após o cancelamento do congelamento da verda, os atos já estavam marcados pelos estudantes e a UEP, visto que estamos com outros cortes, previstos para este anos de 2022 e o de 2023”. 

Uiratan Júnio, 33 anos, estudante de letras da UFRPE fala sobre a luta contra uma possível privatização. “O congelamento de verba foi revertido, mas desde 2019 sofremos cortes, no intuito de sucatear a universidade e apresentar projetos que promovem a instituições privadas para gerir as universidades”, comentou. 


Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...