Diario de Pernambuco
Busca

QUALIFICAÇÃO

Samu Metropolitano do Recife realiza 3º Curso de Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas em Atendimento Pré-hospitalar

Publicado em: 27/09/2022 17:22

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Entre os dias 27 e 29 de setembro, das 8h às 17h, a Prefeitura do Recife realiza o 3º Curso de Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas em Atendimento Pré-hospitalar. Sob organização do Samu Metropolitano do Recife, a formação acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e tem como objetivo atualizar os protocolos de socorro às vítimas nesse tipo de acontecimento, bem como melhorar a integração e organização dos serviços envolvidos nessa assistência. Além da apresentação de conteúdos teóricos, também haverá a realização de grande um simulado com uso de ambulâncias, motos e helicópteros de resgate.

Cerca de 300 profissionais de saúde que atuam no Samu Recife e em outras forças de emergência do Estado, como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil,  participarão do curso. A abordagem utilizada na formação será teórico-prática, unindo aulas expositivas dialogadas e simulações de situações mais frequentes em desastres com múltiplas vítimas. Dentro da programação, haverá demonstração de exercícios, mesa redonda, apresentação de estratégias para eventos de massa, e simulado de desastres.

“Na saúde, a gente não consegue fazer nada sozinho. Por isso, um momento como este, para além de representar a importância da educação permanente, também fortalece as parcerias, porque a integração com outros setores, como os que estão representados aqui, é indispensável. Além disso, o tema do curso é de extrema relevância para que esses profissionais tenham a oportunidade de aprender, na teoria e na prática, a se preparar para situações extremas”, pontua a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. 

Os Incidentes com Múltiplas Vítimas são eventos que envolvem mais de cinco pessoas em estado grave e que podem sofrer prejuízo no abastecimento, comunicação, transportes e acesso ao local. Para que o atendimento a esses pacientes seja bem sucedido é necessário que haja comando, comunicação e controle.

“Para dar conta dessas situações é preciso estar atento aos princípios básicos de triagem, tratamento e transporte dos afetados. Acontecimentos desta natureza são um desafio muito frequente para os serviços pré-hospitalares e os hospitais e, diante dessas situações, pode existir uma incapacidade destes agentes em lidar com estas ocorrências. Por isso, é imprescindível capacitar, com frequência, os profissionais diretamente ligados a estas emergências”, destaca o coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.

Entre os temas abordados no curso, estão “Comunicação em situação de desastre”; “Transporte de vítimas em situação de desastre”; “Triagem pré-hospitalar – métodos existentes e o “START”; “Segurança de Cena e Zoneamento das área de risco”; “Gerenciamento de Riscos em Situações de Estruturas Colapsadas, Queda De Barreiras e Enchentes”, e outros.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL