Uma bela paisagem somada a um montão de livros são os aperitivos perfeitos para o Piquenique Literário, realizado nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade de Petrolina. Durante a ação, os estudantes podem se deliciar com boas leituras e contação de histórias, em um espaço dinâmico e diferente da sala de aula. A atividade faz parte dos projetos estruturantes Petrolina Ler %2b e Petrolina Escreve , que nas quartas-feiras promovem, nas unidades de ensino, uma vasta programação com o objetivo de oferecer aos alunos um contato mais direto com o universo literário, através de atividades lúdicas diversas.
Para o Piquenique, as educadoras transformam as áreas externas das unidades em uma grande biblioteca ao ar livre, e o momento é encerrado com lanches saudáveis. A ação visa promover a leitura de forma coletiva, prazerosa e divertida, além de incentivar o hábito de ler entre os alunos, contribuindo para a formação de leitores autônomos, reflexivos e críticos. As atividades dão liberdade para a criatividade dos alunos.
“As atividades fora da sala são muito legais, e vendo as imagens nos livrinhos eu consigo contar as histórias para meus pais em casa”, comentou a estudante Nicolle Rodrigues, da Escola Maria Luiza Barbosa.
A professora Estefânia Costa, da mesma instituição de ensino, destacou que o piquenique literário é importante para estimular a oralidade e a imaginação dos alunos através das rodas de leitura e contação de histórias, como também, promover a interação entre as crianças. “Essa é a idade fundamental para estarmos introduzindo o gosto pela leitura por meio da musicalização, da literatura infantil e da interpretação das imagens”, declarou.
Loading ...