Diario de Pernambuco
Busca

MONKEYPOX

Pernambuco ultrapassa mil notificações para varíola dos macacos

Publicado em: 27/09/2022 19:34 | Atualizado em: 27/09/2022 19:46

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Em novo boletim divulgado nesta terça-feira (27), Pernambuco agora possui 1.081 notificações para varíola dos macacos, quase 200 a mais desde o último boletim. Segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE), o estado agora possui 126 casos confirmados para a doença, 321 descartados e 617 casos que ainda seguem em investigação, sendo 558 suspeitos e 59 casos prováveis conforme classificação definida pelo Ministério da Saúde (MS).

De todos os casos confirmados para monkeypox, seis necessitaram de hospitalização devido a necessidades clínicas, outros três precisaram de internamento para permanecerem isolados, 45 evoluíram para cura e 72 seguem em isolamento domiciliar. A faixa etária dos confirmados varia dos 0 aos mais de 60 anos. Cerca de 8 crianças de 0 a 9 anos testaram positivo para a doença. Dos confirmados, 98 são do sexo masculino e 28 do sexo feminino.

O Estado de Pernambuco, que já possui transmissão comunitária para a doença, possui o Plano de Resposta de Saúde Pública aos casos de Varíola dos Macacos com o objetivo de minimizar o impacto provocado pela introdução do vírus no território estadual. Também continua instrumentalizando os gestores municipais a fim de garantir uma resposta adequada à doença.

O número de confirmados para monkeypox no mundo atinge quase os 55 mil casos, com 18 óbitos, sendo dois deles no Brasil. Os registros de varíola dos macacos no mundo tiveram uma diminuição de 60,3% em dados registrados da semana epidemiológica n° 35 (referente a 28 de agosto a 3 de setembro) para a semana epidemiológica n° 36 (4 a 10 de setembro). Contudo, os registros mostram que as notificações seguem com maior notoriedade nas Américas e Europa. O Brasil registra 5.525 casos e houve um aumento de 14,3% nas últimas notificações.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL