Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Jovens do Bairro do Recife participam de formação no Porto Digital

Juventude Code, iniciativa que tem apoio do Instituto MRV, está formando 30 jovens em programação para desenvolvimento de soluções para o Pilar

Publicado em: 23/09/2022 13:40

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Grupo de 30 estudantes da Escola Técnica Estadual Porto Digital, no Bairro do Recife, está compondo a segunda turma do “Juventude Code: Clube de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social”. O projeto, desenvolvido pelo Porto Digital e apoiado pelo Instituto MRV, recebeu os alunos na tarde da última quinta-feira (22) para a primeira oficina.
 
O encontro, ministrado pelas comunicadoras sociais e voluntárias Mallu Oliveira e Carol Santino, foi uma imersão Pitch e oficina de edição de vídeos. “São workshops que vão preparando o grupo, aumentando o conhecimento dos alunos para que possamos seguir para nosso objetivo principal, que é o desenvolvimento de soluções na região do Pilar”, comenta a gestora do projeto, Deize Galvão.
 
Os jovens passaram pelo processo de seleção, análise de perfil e iniciaram, no começo deste mês de setembro, as participações em palestras e estão na ideação dos projetos a partir dos conhecimentos adquiridos no clube de programação. Até o final de novembro, eles serão estimulados e monitorados na criação de iniciativas que serão apresentadas a grupos de empresários do Porto Digital.
 
Com aporte financeiro no valor de R$ 200 mil concedido pelo chamamento público “Educar para Transformar 8”, do Instituto MRV, o projeto vai formar, somando os dois anos de atuação, 100 estudantes. Na primeira turma, realizada no primeiro semestre deste ano, cerca de 30 jovens foram impactados pela iniciativa. Eles mapearam e identificaram necessidade e oportunidade para a criação de espaço de lazer, promoção de cursos profissionalizantes e geração de renda por meio de coleta sustentável. “Com o protótipo desenvolvido, eles podem apresentar ao mercado, além de pensar em outras soluções e levar esse conhecimento de programação para sua vida profissional”, afirma Deize.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL