Diario de Pernambuco
Busca

FESTIVIDADE

Festa de São Francisco na cidade do Paulista chega à 60ª edição

Publicado em: 27/09/2022 18:37

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
A festividade em homenagem ao padroeiro do bairro da Vila Torres Galvão, localizado na cidade do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, celebra neste ano, além do Jubileu de Diamante, os dez anos de criação da paróquia. A festa será realizada entre os dias 30 de setembro e 09 de outubro. A programação conta com Missas, procissões, confissão, bênção dos animais e apresentações culturais.

Bispos e padres convidados conduzirão as reflexões sobre o tema "Que eu leve a esperança", trecho da Oração de São Francisco de Assis. De acordo com o pároco, padre Osvaldo Lopes, a ideia é despertar nos fiéis esse sentimento que renova as forças para enfrentar as situações difíceis que vivemos. “Em tempos de desânimo, tristeza e desilusão, a paróquia quer ser farol a iluminar e conduzir o povo ao porto seguro que é Jesus”, ressaltou.

As festividades têm início nesta sexta-feira com intensas atividades. O dia começa com a Oração das Laudes às 6h. Em seguida, os devotos participarão de café da manhã partilhado. À noite, haverá a Procissão da Bandeira saindo às 18h da Comunidade Mãe Rainha (Monte Castelo). A missa será presidida pelo arcebispo emérito de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Gonzaga Pepeu. A celebração acontecerá na Igreja Matriz às 19h30.

Durante nove dias os fiéis poderão participar do novenário às 19h e, em seguida, da missa. Já no dia 04 de outubro, data em que a Igreja celebra a memória litúrgica de São Francisco, a programação inicia com o dia raiando. Às 6h, será celebrada a Missa do Irmão Sol.

O santo é popularmente conhecido por ser padroeiro da ecologia. Os animais não foram esquecidos e terão dois momentos especiais. Os donos poderão levá-los para receber a bênção em dois horários: às 9h e às 15h. O dia segue com confissão às 18h, novena (19h) e missa (19h30).

As ações litúrgicas seguem até o dia 09 de outubro. Neste dia haverá celebração da missa às 7h30. A procissão com a imagem do santo protetor dos pobres começa às 16h e terá como ponto de partida a Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Ramiro Ramos). Quando o cortejo chegar à igreja matriz, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, dará início à missa solene de encerramento dos festejos.

A programação completa você pode conferir através das redes sociais: Instagram (@pascomssaofrancisco) e Facebook (Paróquia São Francisco de Assis - VTG).

Apresentações culturais

Além do lado espiritual, a festa conta com shows e venda de lanches. A ideia é proporcionar aos participantes e moradores momentos de lazer e confraternização. Se apresentarão cantores como Almir Rouche, Gutto César, Dudu do Acordeon, Ana Alves e Lili Trindade.

A igreja fica localizada na Rua da Matriz, nº 56, no bairro da Vila Torres Galvão, cidade do Paulista, às margens da Rodovia PE-15.


60ª Festa de São Francisco de Assis
Data: 30 de setembro a 09 de outubro
Local: Igreja Matriz de São Francisco de Assis
Rua da Matriz, nº 56, Vila Torres Galvão - Paulista/PE
Informações: 81 3130.1046

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL