° / °

Vida Urbana
SAÚDE

Dia Mundial da Fisioterapia: IMIP oferece tratamento em piscina para pacientes do Centro de Reabilitação

Publicado: 06/09/2022 às 12:21

/Foto: Divulgação

(Foto: Divulgação)

No dia 8 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Fisioterapia. A data tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a contribuição de um tratamento adequado para a saúde e para a autonomia do indivíduo. O Centro Especializado em Reabilitação do IMIP dispõe de uma piscina climatizada usada no tratamento dos pacientes com deficiência motora ou cognitiva.

O tratamento é oferecido pelo IMIP desde 2010 e, por mês, cerca de 180 pacientes são atendidos. A fisioterapia aquática ocorre sempre na terça, na quarta e na quinta-feira, e os horários são divididos para atender pacientes pediátricos e adultos.

 

São atendidos no serviço do IMIP pacientes em acompanhamento multidisciplinar no Centro Especializado em Reabilitação, com encaminhamento interno, acometidos por disfunções neurológicas como AVC, paralisia cerebral ou mielomeningocele, além de disfunções como hérnia de disco, lombalgias, pós-operatório ou lesões traumáticas, entre outras comorbidades.

 

“A fisioterapia aquática traz diversos benefícios como relaxamento muscular, diminuição do peso corporal durante a realização dos exercícios na água, melhor interação social, aumento da mobilidade e recuperação funcional mais rápida, entre outros”, destacou a fisioterapeuta do IMIP Beatriz Louise. 

 

Diagnosticado aos 3 anos com artrite reumatoide juvenil crônica, Fernando Gabriel, de 7 anos, é um dos pacientes atendidos no IMIP. Laura Rafaela Matias da Silva relata a evolução que tem percebido no filho. “Melhorou muito a qualidade de vida dele depois dos exercícios na piscina. Ele estava com déficit de andar, mas depois das medicações e do tratamento ele melhorou bastante. Porém, ele ainda tem uma certa dificuldade em relação às atividades de pega com a mão, como escrever. Mas temos visto uma grande melhora no dia-a-dia dele”, comentou.

 

O filho de Josefa Maria da Silva, João Victor, de 7 anos, tem paralisia cerebral e também faz fisioterapia aquática no IMIP. “Depois da piscina, ele melhorou muito. Por exemplo, ele não conseguia levantar a perna esquerda e agora ele está conseguindo, inclusive, passar obstáculos”, disse.

Mais de Vida Urbana