Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Unidades de saúde do Paulista passam por requalificação

Publicado em: 17/08/2022 17:38

 (Foto: Gerson Nascimento/Prefeitura de Paulista
)
Foto: Gerson Nascimento/Prefeitura de Paulista
A Prefeitura do Paulista está realizando reformas em várias unidades de saúde. O objetivo é oferecer mais comodidade aos usuários do SUS. Alguns postos da rede municipal tiveram a estrutura afetada pelas fortes chuvas. 

A Policlínica Josino Guerra, em Maranguape I, é um dos imóveis que estão recebendo serviços de revitalização, principalmente no teto para conter as infiltrações. Na parte interna do prédio, portas estão sendo substituídas e a pintura das paredes renovadas. Quatro salas e a recepção também passam por atividades de manutenção. Outras dependências farão parte desta obra. 

“Aqui, estamos fazendo primeiro o telhado, que estava com muita telha quebrada limpando, limpando as calhas e as canaletas, que estavam entupidas, para depois seguirmos para a parte interna, como revestimento, tratar o reboco inteiro que se encontra com a área mofada, trocar o gesso, pintura, portas e fechaduras”, relatou o engenheiro da Secretaria de Saúde, Luciano Figueiredo. 

Na mesma unidade, também serão revisadas as instalações elétrica inteira, que está comprometida, e a hidráulica, e ainda, a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado. 

Assim como esta policlínica, outras unidades também passam por reformas, como a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Prata. A primeira etapa da obra foi a troca do telhado completo. “Esta unidade estava com muitas telhas quebradas, e finalizamos o reparo na semana passada. Agora, será a parte interna, colocando o gesso, pintura, troca de esquadrias das portas e janelas, revisão da instalação elétrica, que também foi afetada pela infiltração, além da mudança de toda a iluminação. A previsão é que a obra dure mais 20 dias”, ressaltou Luciano Figueiredo. 

No bairro de Nossa Senhora da Conceição, a USF Conceição I, também recebeu a substituição das telhas do tipo canal por telhas de cimento. Já na parte interna, está sendo feita a troca do revestimento, que estava muito comprometido.  Também serão trocadas as esquadrias e as portas, que estão comprometidas. Por fim, a USF Conceição I contará com a revisão das instalações elétrica e hidráulica, e ainda, com a recuperação de alguns pilares que estavam comprometidos. A estimativa é de que a USF esteja pronta em torno de 25 a 30 dias para ser entregue à população.

Outra unidade que está em reforma é a USF Ana Nery, em Maria Farinha. O trabalho inicial nesta USF foi no telhado, que deve ser finalizado ainda agora no mês de agosto. “O telhado passou por uma troca total, pois a inclinação não atendia a queda d’água correta, e a gente teve que aumentar um pouco mais a alvenaria ao redor dela para ter uma inclinação ideal, para o correto fluxo da água”, explicou o engenheiro. 


Além do telhado, a USF Ana Nery também contará com reparos da parte interna, que é o forro de gesso; substituição das esquadrias, portas e luminárias; além de revisão da instalação elétrica e da instalação hidráulica. De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é de que em 30 dias essa unidade fique pronta e seja entregue à população.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL