Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Secretaria de Saúde do Recife realiza 4º Webnário Municipal de Aleitamento Materno

Publicado em: 16/08/2022 16:30

 (
Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife.
)
Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife.

Como parte da programação do Agosto Dourado, a Secretaria de Saúde (Sesau) realiza, nos dias 19 e 26 de agosto, das 13h30 às 17h30, o 4º Webnário Municipal de Aleitamento Materno. Este ano, o evento será voltado para profissionais de saúde e aberto a todo público que tenha afinidade com o assunto e terá como tema “Fortalecer a Amamentação Educando e Apoiando”. A transmissão das atividades acontecerá através do Google Meet, cujo link de acesso será disponibilizado via e-mail. As inscrições podem ser feitas aqui: https://bit.ly/3PxJ4h4.

 

Este evento é uma realização das coordenações da Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Aleitamento Materno, em articulação com a Escola de Saúde do Recife. O Webinário será realizado em dois módulos, que terão programações distintas,  e cada um deles terá carga horária de quatro horas.

 

O primeiro módulo reunirá cinco atividades, entre elas as palestras “Como orientar a nutriz sobre o uso de medicamentos e outras substâncias e experiência exitosa no cuidado do trauma mamilar com uso de tecnologia simplificada”. O segundo módulo terá outros cinco momentos, que contemplarão, entre outras ações, a mini conferência sobre “Leite Humano na Proteção contra Doenças Crônicas Não Transmissíveis”; a palestra sobre “O Papel dos Protagonistas no Apoio à Amamentação”.

 

A data

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (Waba), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade à amamentação. Ocorre em 120 países e é celebrada oficialmente na primeira semana de agosto. O Agosto Dourado existe desde 2017 no calendário oficial do Recife. Em 2022, vem sendo realizada uma série de ações em diversas unidades de saúde dos oito distritos sanitários do Recife como forma de . No ano de 2014, foi instituído o Dia Municipal do Aleitamento Materno e Doação do Leite Humano, celebrado em 1º de agosto.

 

Doação

Além de reforçar a importância do aleitamento, o Agosto Dourado também tem como objetivo estimular a doação de leite humano. E existem alguns critérios para que a doação seja feita: é preciso ter hábitos saudáveis, não tomar medicamentos que interfiram na amamentação, não consumir drogas lícitas e nem ilícitas, e ter excedente de leite. Antes de chegar às mãos de outras mulheres, o leite é submetido a um rigoroso processo de análise, pasteurização e controle de qualidade.

 

No Recife, as quatro maternidades municipais (Arnaldo Marques, no Ibura; Bandeira Filho, em Afogados; Barros Lima, em Casa Amarela; e Hospital da Mulher, no Curado - que também possui um banco de leite) fazem coleta de leite humano. Nesses locais, as campanhas para doação de leite humano e de potes de vidro para o seu correto armazenamento são contínuas, com o intuito de facilitar a doação a recém-nascidos que estejam precisando do alimento.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL