Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Programa de Transplante de Fígado comemora 23 anos salvando vidas de todo o Brasil

Publicado em: 16/08/2022 13:38 | Atualizado em: 16/08/2022 15:17

 (Foto: Ray Evllyn. )
Foto: Ray Evllyn.
O Programa de Transplante de Fígado, liderado pelo professor e médico hepatologista Cláudio Lacerda completa 23 anos nesta terça-feira (16). Um dos pioneiros no Brasil, o programa funciona no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (Huoc/UPE), e conta com o trabalho da Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (APAF).

Foram realizados 149 transplantes nos anos de 2020 e 2021 na Unidade de Transplante de Fígado (UTF/HUOC), em pleno ápice da pandemia de Covid-19, além de milhares de consultas e procedimentos médicos. “É com uma imensa satisfação que a nossa equipe celebra o 23° aniversário do primeiro transplante de fígado. Somos uma equipe multiprofissional e multidisciplinar, com dimensão a nível intencional e estamos entre os maiores centros do mundo. Temos também um imenso alcance social, tendo como instituição de apoio para os pacientes humildes, a Apaf. Ao longo dos anos, caminhamos para 1.800 transplantes realizados”, afirma Cláudio Lacerda.

Já a Apaf é uma instituição que assiste pacientes com doenças hepáticas, transplantados e suas famílias. “Nossa casa de acolhimento tem capacidade de abrigar 20 pessoas por dia, entre pacientes e acompanhantes, que são hospedados e recebem assistência integral multiprofissional e gratuita durante todo o tratamento, mesmo após o transplante”, explica a gerente-executiva da Apaf, Glauce França.

Do município de Santana, em Macapá, o aposentado Zolinto Rodrigues Rocha, 75 anos, comemora o novo fígado que recebeu no transplante que realizou há 10 anos. “É como nascer de novo com o trabalho generoso dos médicos e com o acolhimento dos profissionais e voluntários que se dedicam a uma causa tão nobre”, destaca o paciente.

Foi por meio do exitoso Programa de Transplante de Fígado que uma adolescente de Ibimirim, no Sertão, com suspeita da uma nova forma de hepatite de origem desconhecida, foi transplantada às pressas em maio deste ano. Esse foi o primeiro transplante realizado no Brasil causado pela hepatite misteriosa que assola o mundo.

Para manter suas atividades, a Apaf pede doações de pessoas físicas e jurídicas que possam contribuir com a manutenção da organização. Chave PIX: CNPJ  04.833.011/0001-03 | Banco Santander Ag.: 4020 Cc.: 13000011-8. Informações e contatos: amigosdaapaf@yahoo.com.br ou (81) 3184.1244 | (81) 99649-0114.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL