Diario de Pernambuco
Busca

RECIFE

Prefeitura do Recife divulga programação em comemoração à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Publicado em: 18/08/2022 16:38

 (A 21ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começa no próximo dia 22 e segue até o dia 28 de agosto. Foto: Daniel Tavares/PCR.)
A 21ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começa no próximo dia 22 e segue até o dia 28 de agosto. Foto: Daniel Tavares/PCR.
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD) organizou uma programação para comemorar a 21ª Semana da Pessoa com Deficiência, que começa na próxima segunda-feira (22) e segue até o dia 28 de agosto. Com o tema "Turismo e Lazer Acessível", o objetivo é informar à população sobre os direitos da pessoa com deficiência, a quebra de paradigmas, a igualdade de oportunidades e de inclusão social.

Constam na programação diversas atividades gratuitas como  passeio de catamarã, espetáculo teatral inclusivo, passeio cultural acessível através do programa Olha Recife, roda de diálogo sobre Acessibilidade e inclusão e também passeio ciclístico acessível.  A ação é direcionada a pessoas com deficiência, familiares, atendentes pessoais, servidores públicos, estudantes e demais pessoas interessadas. À exceção do passeio de catamarã, cujas inscrições já foram encerradas, as demais atividades dispensam inscrições e os interessados podem comparecer diretamente aos eventos (vide programação).

A solenidade de abertura da 21º Semana Municipal da Pessoa com Deficiência do Recife será na segunda-feira(22) com a entrega de certificados para os concluintes do Curso Básico I de Libras, da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e passeio de catamarã, às 14h, no Forte das Cinco Pontas.

Na terça-feira(23) será apresentado o Espetáculo Teatral Inclusivo com o tema "A Caravana da Cultura Popular", às 14h, no Centro de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.

Na quarta-feira (24) haverá um  passeio cultural acessível através do Programa Olha Recife, às 14h, pelo bairro do Recife e na quinta-feira (25) será a Formação para os Agentes de Turismo do Recife com o tema Acessibilidade e Inclusão no Turismo e Atendimento ao Turista com Deficiência, às 14h, na Agência Conceito do Sebrae.

Uma  roda de diálogo sobre acessibilidade e inclusão será realizada na sexta-feira(26), às 14h, no Cais do Sertão e no domingo(28) a programação encerra com um passeio ciclístico acessível, às 8h, no Marco Zero.

Paulo Fernando da Silva, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, destaca que a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência  foi incluída no calendário oficial do Recife, em 2016,  e anualmente são realizadas atividades com o objetivo de informar a população sobre os direitos desse segmento. "É uma semana de atividades para conscientizar a população sobre assuntos de deficiência, informar a sociedade para a igualdade de oportunidades, comemorar as conquistas desse segmento e pensar a sua inclusão na sociedade", ressaltou o gerente.

Ele ainda explica  que, de acordo com o Censo do IBGE/2010, no Brasil existem cerca de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, representando 23,9% da população total do país. Já na capital pernambucana, 28% da sua população apresenta algum tipo de deficiência. "Essa considerável parcela da população busca sua inclusão na cultura, esporte, turismo e lazer, e para tanto, o governo e a sociedade devem estar imbuídos nesse propósito, executando ações que  possam assegurar o pleno exercício da cidadania", afirmou Paulo Fernando da Silva.

Veja a programação completa

Data: 22/08

Atividade: Solenidade de abertura da 21º Semana Municipal da Pessoa com Deficiência do Recife, com a entrega de certificados para os concluintes do Curso Básico I de LIBRAS, da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e Passeio de Catamarã

Horário: 14 h

Local: Catamarã do Forte das Cinco Pontas.

Data: 23/08

Atividade: Espetáculo Teatral Inclusivo com o tema a Caravana da Cultura Popular 

Horário: 14h

Local: Centro de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire

Data: 24/08

Atividade: Passeio cultural acessível através do programa OLHA RECIFE

Horário: 14h

Local: Bairro do Recife

Data: 25/08

Atividade: Formação para os Agentes de Turismo do Recife com o tema Acessibilidade e Inclusão no Turismo e Atendimento ao Turista com Deficiência

Horário: 14h

Local: Agência Conceito do Sebrae

Data: 26/08

Atividade: Roda de Diálogo sobre Acessibilidade e Inclusão

Horário: 14h

Local:  Cais do Sertão

Data: 28/08

Atividade: Passeio ciclístico acessível

Horário: 8h

Local: Marco Zero

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL