Diario de Pernambuco
Busca

15 CASOS

Pernambuco confirma dois novos casos de Varíola dos Macacos

Publicado em: 15/08/2022 19:14 | Atualizado em: 15/08/2022 21:17

 (Foto: AFP.)
Foto: AFP.
A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (15), dois novos casos de varíola dos macacos. O Estado agora contabiliza 157 notificações referentes à doença, com outros dez já descartados. 
 
Dos 15 pacientes com confirmação para  monkeypox, o vírus que causa a doença, dez são do Recife. A faixa etária dos pacientes varia entre 20 e 49 anos, todos homens. 
 
A SES-PE informou que, até o momento, 132 casos seguem em investigação: 79 homens e 53 mulheres. Há mais de 30 casos em menores de 19 anos, inclusive na faixa de 0 a 9 anos. No último boletim,  Pernambuco registrava 96 ocorrências suspeitas.
 
De origem africana, onde é endêmica desde os anos 1950, a varíola dos macacos pouco se assemelha à varíola tradicional, já erradicada nos anos 1980. A começar pela forma de contágio. Enquanto a originária, uma das doenças que mais matou na história da humanidade, era disseminada pelas vias áreas, como a Covid-19, por exemplo também o é, o contágio da monkeypox acontece, sobretudo, por contato direto com as lesões e secreções das feridas.
 
Não há confirmação ainda se a doença pode ser considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), mas já se sabe que o ato sexual tem sido uma relevante forma de contágio do surto atual, surgido, no início deste ano, na Europa. No Brasil, já há mais de 2,8 mil casos confirmados da doença, a maioria em São Paulo (95% de homens, segundo dados de ontem do Ministério da Saúde). No mundo, a OMS já registou mais de 35 mil, com sete mortes, cinco delas na África, uma na Espanha e outra no Brasil (um paciente de Belo Horizonte, que estava gravemente atingindo por um câncer).
 
Também nesta segunda-feira (15), o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que União e estados estipulem políticas específicas para a monkeypox. As vacinas ainda estão sendo negociadas pelo Ministério da Saúde. Nã há muitas opções no mundo. O mais provável é que apenas grupos específicos sejam imunizados. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL