Diario de Pernambuco
Busca

ATENDIMENTO

Movimento Pró-Criança amplia atendimento em Jaboatão dos Guararapes

Publicado em: 10/08/2022 17:04

 (Foto: Movimento Pró-Criança.)
Foto: Movimento Pró-Criança.
O Movimento Pró-Criança anunciou, nesta terça-feira (9), a ampliação do atendimento em Jaboatão dos Guararapes. A partir de 2023, a unidade da ONG em Piedade vai ofertar 200 novas vagas em cursos gratuitos de Robótica Livre, Iniciação à Informática e Programador Web, beneficiando crianças com idade a partir dos 8 anos até jovens com 29 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

As formações fazem parte do Núcleo de Inclusão Digital (NiD), projeto do Pró-Criança em parceria com as Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte e Divina Pharma. O polo do NiD em Jaboatão foi inaugurado, nesta terça-feira, com missa e bênção do laboratório de informática conduzidas pelo frei Aureliano Júnior. O espaço começa a funcionar já na quarta-feira (10) com as primeiras turmas de Robótica Livre.

De acordo com o coordenador de Empregabilidade e Tecnologia do Pró-Criança, Fernando Marroquim, além do conteúdo específico do curso, que deve durar entre 4 e 5 meses, os beneficiários também terão aulas de português e matemática. Todos ganharam fardamento e, nos dias de aula, terão alimentação no refeitório da unidade.

“O NiD existe desde 2013 [na Unidade Coelhos], agora com essa proposta do NiD 2.0 a gente busca levar a experiência dos cursos de informática e economia criativa para o ensino das linguagens da tecnologia da informação mais procurados pelas empresas nesse segmento. A gente está expandindo e trazendo essa oportunidade para os jovens da Região Metropolitana”, afirma Marroquim.

O diretor-presidente do Pró-Criança, Paulo Barbosa, participou da inauguração e destacou o esforço que a instituição vem fazendo não só para garantir o atendimento aos educandos, mas também ampliar para que mais famílias sejam beneficiadas. O gestor comemorou mais uma expansão da ONG e destacou a importância do trabalho que começa com a criança e se estende ao lar e à comunidade.

"Desde que a criança entra, seja para quaisquer atividades, a gente analisa as condições da família. O trabalho é na sala de aula e vai até a casa. Nossa base é a educação complementar, ou seja, tudo aquilo que a escola não oferece podemos fornecer através do esporte, arte e informática", declara Barbosa.

No NiD em Piedade, além do ambiente com computadores de última geração, os educandos terão a oportunidade de estudar em uma sala maker equipada com equipamentos de ponta destinados à criação e prototipagem de projetos. Entre as ferramentas, o Pró-Criança conta com impressora 3D e cortadora a laser. 

A chegada do NiD a Jaboatão marca o fim da primeira etapa de expansão do projeto, que o Pró-Criança iniciou, em 2013, na Unidade Coelhos e no mês passado foi estendido para o Bairro do Recife. Em quase 10 anos, a entidade já atendeu mais de 2.300 crianças, adolescentes e jovens com o projeto. Desse contingente, mais de 500 conquistaram a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.


Sobre o Movimento Pró-Criança


O Movimento Pró-Criança foi fundado em 1993 pelo engenheiro e professor Sebastião Barreto Campello, 93 anos, e pelo arcebispo emérito da arquidiocese, dom José Cardoso Sobrinho, 89 anos. O projeto nasceu do sonho que um grupo de amigos tinha: retirar todos os meninos e meninas das ruas do Recife, especialmente, os dependentes químicos, por meio de atividades extracurriculares oferecidas no contraturno da escola. Modelo que deu certo e se consolidou com apoio da sociedade.

Rumo aos 30 anos, o Pró-Criança já atendeu diretamante quase 50 mil pessoas com cursos gratuitos em áreas como artes visuais, dança, música, esportes e qualificação para o mercado de trabalho. A instituição também atua na formação cidadã por meio de atividades de evangelização.

O Pró-Criança vem crescendo ano a ano graças ao apoio da sociedade pernambucana que, mensalmente, ajuda a manter as atividades da instituição e tem permitido a projeção de voos mais altos que possam contemplar ainda mais famílias. É possível contribuir com a ONG doando a partir de R$ 1,50 pela conta de água (Campanha Conta Comigo) ou pela fatura de energia elétrica (Programa Clarear).

Também dá para ajudar com qualquer valor por meio do PIX 81988029571, depósito ou transferência bancária. Ainda há a possibilidade de doar autorizando débito em conta, direcionando parte do imposto de renda ou contribuindo via Lei Rouanet. Para doar basta acessar movimentoprocrianca.org.br/doacao ou ligar para 0800.031.8989.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL