Diario de Pernambuco
Busca

TRÂNSITO

Lições para conscientizar estudantes sobre os perigos do álcool e direção de veículos

Publicado em: 19/08/2022 14:28

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) levou, na manhã de ontem (18), atividades do programa Jovem Cidadão para 60 estudantes das escolas Eliane Carneiro Leão de Melo e Pio X, em Carpina, na Zona da Mata Norte. A ação contribui para a formação de consciência dos futuros condutores, oferecendo informações sobre alcoolemia e os perigos de conduzir sob efeito da embriaguez. Para isso, foi utilizado um simulador de direção, óculos que reproduzem os sintomas de embriaguez e óculos de realidade virtual. Atividade semelhante também ocorreu, na manhã desta sexta-feira (19), no município de Condado, na mesma região, na escola Municipal Júlio Correia de Oliveira.
O Jovem Cidadão é voltado para estudantes do ensino fundamental e oferece mecanismos para reflexão sobre os prejuízos da associação do álcool com o ato de conduzir veículos. Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE com a Diretoria de Fiscalização, a programação chamou a atenção dos estudantes, principalmente por causa da tecnologia empregada. O simulador de direção, por exemplo, levou aos alunos uma visão aproximada das condições de dirigir estando sob efeito de álcool. O equipamento, composto por volante, pedais, alavanca de marcha e monitores que mostram a estrada, representa sensações como distorções na via, lentidão de reflexos, visão embaçada e velocidade fora dos limites permitidos.
As atividades em Carpina e Condado também contaram com o uso de óculos que simulam embriaguez. A peça transmite a noção de tontura, vista turva e desequilíbrio, condições habituais após o uso de álcool. Ainda foram utilizados os óculos de realidade virtual, acessório que leva o usuário a uma viagem virtual, partindo de um bar, após ingerir bebida alcoólica, e segue por ruas e avenidas, finalizando de maneira desagradável. As escolas participantes das atividades integram a rede do programa Professor Amigo do Trânsito (PAT)..
De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, é fundamental levar aos jovens condições de vivenciar e avaliar as consequências da ingestão do álcool antes de conduzir veículos. “A conscientização contribui para que as futuras gerações façam um trânsito mais acessível e seguro para todos”, avalia. O programa Jovem Cidadão também promove palestras e produz conteúdo educativo direcionado a estudantes do ensino fundamental.
Em Carpina, a ação do Detran-PE contou com a parceria da Prefeitura da Cidade, por meio do apoio do prefeito Manoel Severino da Silva, juntamente com a secretária de Administração, Jeieli Costa Silva Santos, o secretário de Educação, José Ferreira Filho, e o diretor da Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demutrant), Elinaldo Rodrigues. Na cidade, a programação foi organizada pelo professor Rafael Victor Borba, que faz parte do PAT.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL