Diario de Pernambuco
Busca

OPORTUNIDADE

Instituto Travessia promove empoderamento feminino capacitando mulheres no Cabo

Publicado em: 22/08/2022 08:55 | Atualizado em: 22/08/2022 09:22

O objetivo do Projeto Rede Empreender Solidário Novos Horizontes é oferecer às participantes a oportunidade delas se organizarem, empreenderem e gerarem seu próprio sustento. (Foto: Divulgação)
O objetivo do Projeto Rede Empreender Solidário Novos Horizontes é oferecer às participantes a oportunidade delas se organizarem, empreenderem e gerarem seu próprio sustento. (Foto: Divulgação)
O Instituto Travessia lançou dentro do Projeto Rede Empreendedor Solidários Novos Horizontes, com objetivo de promover o empoderamento feminino, a unidade produtiva voltada para o segmento de Estética e Beleza, no Cabo de Santo Agostinho,  Região Metropolitana do Recife.  Os participantes foram capacitados em quatro cursos Cooperativismo e Associativismo, Recursos Humanos, Gestão Empresarial e Marketing, cada um deles com duração de 12 horas.
 
"Buscamos essas pessoas em Associações de Moradores, clubes de mulheres, espaços de convivência, salões paroquiais, Todos os participantes do projeto já possuíam conhecimento profissional sobre a atividade em si só não tinham capacidade de gerir o próprio negócio.
 
O objetivo do Projeto Rede Empreender Solidário Novos Horizontes é oferecer às participantes a oportunidade delas se organizarem, empreenderem e gerarem seu próprio sustento. São todas mulheres de associações de moradores, clubes de mulheres, espaços de convivência, salões paroquiais com idade entre 20 e 35 anos, que tinham o conhecimento técnico das profissões, mas estavam sem qualquer perspectiva de trilhar um rumo na vida. 
 
Depois de um ano de formada a cooperativa, as participantes passam a traçar seus caminhos profissionais, atuando em salões de beleza ou montando o próprio salão. E uma nova turma ocupará o espaço alugado pelo Instituto para adquirir o mesmo conhecimento. Eles deverão a partir daí gerir totalmente a sua vida profissional. O conceito do projeto é de unidade de fomento. Após o término dessa incubação, as participantes já terão além da autonomia de gestão, recursos levantados durante este período para montar o próprio negócio. A partir daí essa unidade fica disponível para receber um novo grupo. “É como se fosse uma escola onde você vai, usa a estrutura, aprende e vai embora...e chega outro aluno para usar o mesmo espaço, esse é o nosso conceito", explica Ana Kátia, consultora técnica da unidade.
 
O presidente da instituição, Armando Junior destaca que já existe uma unidade de produção têxtil em pleno funcionamento, no Recife, e outras em andamento como a de cozinha industrial", adianta. Mesmo com a primeira turma de Estética e Beleza já completa, as inscrições para participar deste projeto continuam abertas por período indeterminado, pois à medida que a organização for formando grupos de vinte pessoas uma nova capacitação será feita e em seguida elas poderão formar uma nova cooperativa. O contato deve ser feito pelas redes sociais ou site do Instituto Travessia @institutotravessia_ ou www.insitutotravessia .org.br 

Serviço:
A unidade produtiva de Estética e Beleza funciona na Rua Dr. Geraldo Nogueira Campos, Quadra 166 , número 28, Cidade Garapu, Cabo de Santo Agostinho, de terça a sábado, no horário das 9h às 19h.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL