Vida Urbana

Fernando de Noronha recebe o Festival Mergulho no Sabor

De 16 agosto a 22 de setembro, Fernando de Noronha recebe o Festival Mergulho no Sabor. O evento, que faz parte das comemorações dos 519 anos da ilha, fará uma imersão no espaço gastronômico do arquipélago, promovendo a requalificação dos profissionais locais por meio de consultorias, orientações técnicas e cursos presenciais, estimulando o empreendedorismo, a inovação, a geração de emprego e renda, além do incremento na qualidade dos serviços oferecidos por esses estabelecimentos da ilha. E mais: após as mentorias, os restaurantes vão oferecer para os clientes pratos, sobremesas e drinks especialmente elaborados para o festival. O projeto é uma iniciativa do SEBRAE-PE em parceria com a Autarquia Territorial Distrito Estadual de Fernando de Noronha, com apoio do Instituto César Santos. O objetivo do evento é dar maior visibilidade à riqueza cultural e gastronômica do estado e ser uma ferramenta importante para a divulgação do trabalho dos profissionais pernambucanos na gastronomia.

 

O Festival Mergulho no Sabor começa no dia 16 de agosto com a visita de um time de chefs e profissionais de salão liderados pelo chef César Santos nos 25 estabelecimentos cadastrados. Nesta etapa preparatória, os profissionais visitarão cada espaço levando dicas importantes para a rotina diária dos anfitriões, que vão desde higiene e manipulação de alimentos até elaboração de fichas técnicas, montagem e finalização de pratos, entre outras. Já o instrutor de salão ministrará um curso coletivo visando a melhoria no serviço de atendimento dos garçons, com noções importantes sobre “mise en place” de mesa e seus utensílios, serviços de vinho, drinks, dentre outras. Todos os profissionais receberão ao final do atendimento um exemplar das cartilhas “Organização e Técnicas de Cozinha” e “Organização aos Serviços de Garçom".

 

No dia 22 de agosto, a partir das 17h, na praça da Vila dos Remédios, irá acontecer a ação de culminância dessa etapa do projeto, com uma Aula Show realizada pelos chefs César Santos, Auricelio Romão, Jaqueline Dantas e Thiago Silva. Na ocasião, será preparado, ao vivo, um delicioso arroz de frutos do mar para a comunidade noronhense, marcando com muito sabor essa nova etapa no turismo gastronômico do arquipélago. E de 22 de agosto a 22 de setembro, os 25 restaurantes que participam agora das mentorias apresentarão os resultados da capacitação em seus pratos, sobremesas e drinks dispostos nos cardápios para clientes locais e turistas.

 

"Trata-se de um festival muito importante que irá capacitar e dar visibilidade aos profissionais do roteiro de turismo gastronômico de Fernando de Noronha e de Pernambuco. Numa primeira etapa, no início de agosto, houve uma visita técnica do Sebrae com o Instituto César Santos aos restaurantes de Noronha, onde foram ouvidos os membros da Associação de Bares e Restaurantes local e nesta visita 25 restaurantes da ilha se inscreveram para participar do Festival.

 

Nesta segunda etapa, de 16 a 22 de agosto, acontecerão as mentorias que terá culminância com uma aula show na preparação de um prato especial para a comunidade noronhense. E na terceira etapa do festival o resultado desta mentoria poderá ser conferido nestes restaurantes. Esperamos que seja um sucesso", enfatiza Giovanna Rodrigues, superintendente de Turismo de Fernando de Noronha.

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...