Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Prefeitura do Recife realiza mutirão de arbovirose nos bairros da Macaxeira, Boa Viagem e Ibura neste fim de semana

Publicado em: 29/07/2022 15:17

 (Foto: Ikamahã/ Secretaria de Saúde do Recife )
Foto: Ikamahã/ Secretaria de Saúde do Recife
As Zonas Norte e Sul do Recife irão receber mais um mutirão de arbovirose,  realizado pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, neste final de semana. No sábado (30), a ação acontece nos bairros de Boa Viagem, Ibura e Macaxeira, e no domingo, o Ibura recebe novamente os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Prefeitura do Recife. Esses profissionais irão identificar e tratar a presença do mosquito Aedes aegypti, além de passar orientações para a população sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
Ao todo, 3,6 mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos para proliferação, serão inspecionados pelos agentes, sendo 2,9 mil no sábado e 700 no domingo. Durante as vistorias, será verificada a existência de criadouros do mosquito, feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. 
 
"Durante nossa inspeção, nós também conversamos com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. É muito importante que esse conteúdo seja passado de forma educativa porque é um pacto coletivo a eliminação desses focos e a manutenção para que eles não apareçam, detalha a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes. 

Bora se cuidar contra o mosquito 
Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco