Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

DETRAN-PE

Ação inclusiva do Detran-PE leva Educação de Trânsito para autistas e familiares

Publicado em: 29/07/2022 15:45

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Com programação educativa e inclusiva, direcionada a portadores do Transtorno de Espectro Autista (TEA) e seus tutores, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), por solicitação do Instituto do Autismo (IDA), realizou nesta quinta (28) e sexta (29), ação inclusiva de educação para o trânsito com crianças e adolescentes assistidas pelo IDA. De forma recreativa, as atividades ocorreram durante a colônia de férias do instituto, conscientizando sobre direitos especiais e regras de trânsito.
 
Desenvolvidas pela Coordenação de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, juntamente com a Diretoria de Fiscalização, a programação contou com palestras e conversas descontraídas com pais e responsáveis, quando foram abordadas questões primordiais, como o uso das cadeirinhas e do cinto de segurança para quem tem TEA. Também fez parte das explanações, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para autistas, vagas prioritárias e exclusivas em estacionamentos, além da isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para portadores de autismo e outros direitos relacionados ao trânsito.
 
Já na parte recreativa, técnicos do Detran-PE e agentes de trânsito levaram muita diversão e ensinamentos para a garotada. O espaço ganhou a "Cidade do Transito", composta por vias fictícias com circulação de carrinhos elétricos. Também despertou a atenção, o simulador de direção, equipamento que reproduz a cabine de um automóvel e imita as condições de direção com o condutor sob efeito de álcool. Já os óculos que simulam embriaguez, outra atividade disponível na ação, faz o usuário perceber os resultados do álcool no organismo, como visão turva e desequilíbrio.
 
De acordo com o gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia, a experiência com o público com transtorno de espectro autista, busca levar conhecimentos e conscientizar os pais sobre os cuidados necessários durante a direção de veículos. Para a gerente de Marketing do IDA, Ana Figlioulo, a parceria com o Detran-PE permite ampliar a inclusão e contribuir com as famílias de autistas, oferecendo informações específicas sobre normas, direitos e exigências do trânsito.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco