Diario de Pernambuco
Busca

MOBILIDADE

Passageiros reclamam dos vagões quentes no Metrô do Recife

Publicado em: 17/05/2022 09:36 | Atualizado em: 17/05/2022 10:45

A CBTU Recife informou que os condicionadores de ar dos vagões passam por manutenção mensalmente, com limpeza, substituição dos filtros e avaliação do aparelho em si.  (Reprodução)
A CBTU Recife informou que os condicionadores de ar dos vagões passam por manutenção mensalmente, com limpeza, substituição dos filtros e avaliação do aparelho em si. (Reprodução)
Embora os efeitos de uma frente fria estejam para chegar nesta semana, as temperaturas elevadas dentro dos vagões do Metrô do Recife é uma realidade há muitos anos. Na manhã desta terça-feira (17), leitores do Diario enviaram reclamações sobre as altas temperaturas dentro do transporte de passageiros. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que quando verificada falha no sistema de refrigeração, o ar condicionado é retirado do trem e encaminhado para oficina, onde aguarda as peças de reposição. Caso o passageiro note algum problema, pode fazer a denúncia na Ouvidoria informando data e número do trem, através do telefone (81) 2102-8580, por e-mail (ouvidoria-rec@cbtu.gov.br) ou presencialmente na sede da Companhia, Rua José Natário, 478, Areias.

Com o rosto pingando de suor, Anderlania Santos, que faz o trajeto por volta das 7h30, do Ramal Jaboatão até Joana Bezerra, relata que desceu na Estação Santa Luzia, por não aguentar a temperatura do trem. "Muitas pessoas desceram em Santa Luzia, pois não aguentaram o calor. Não só eu, como muitas outras pessoas. O vagão estava superlotado e muito quente". Ela esperou o trem seguinte na estação, e relatou que também estava muito quente.

"Isso vai muito de vagão", disse a usuária Taynah Vieira. "Tem vagão que é quente, e tem vagão que é a amostra grátis do inferno de tão quente é. O que eu vim, estava quente. Eu estava suando muito, mas conseguir vir. Agora tem vagão que você não consegue nem respirar", desabafou a passageira que desce em Afogados.

Em nota, a CBTU Recife informou que os condicionadores de ar dos vagões passam por manutenção mensalmente, com limpeza, substituição dos filtros e avaliação do aparelho em si. 

Confira a nota completa da CBTU:
A CBTU Recife informa que os condicionadores de ar dos vagões passam por manutenção mensalmente, com limpeza, substituição dos filtros e avaliação do aparelho em si. Quando verificada falha além dessas, o ar condicionado é retirado do trem e encaminhado para oficina, onde aguarda as peças de reposição. Caso o passageiro note algum problema, pode fazer a denúncia na Ouvidoria informando data e número do trem, através do telefone (81) 2102-8580, por e-mail (ouvidoria-rec@cbtu.gov.br) ou presencialmente na sede da Companhia, Rua José Natário, 478, Areias

PROBLEMAS
Os problemas nas operações do Metrô do Recife continuam recorrentes para a população. Durante essas últimas semanas, publicamos diversas matérias relatando os desafios dos usuários do metrô. Na segunda-feira (16), o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), quebrou no Cabo de Santo Agostinho. O transporte, da Linha Diesel, fazia o caminho Cajueiro Seco/Cabo. No começo do mês, dia 2, a Linha Camaragibe teve as estações fechadas devido a um problema na rede de alimentação de energia. Na quarta-feira (27 do mês passado), a Linha Centro do Metrô ficou fechada devido ao roubo de cabos de energia. Já no último dia 20 de abril, as estações do Metrô na Linha Centro, no ramal Jaboatão, também ficaram fechadas devido à queda de energia.

MUDANÇAS?
Segundo informações, o Metrô do Recife poderá ser entregue à iniciativa privada, em uma concessão pública de 30 anos. Os trâmites do repasse e a gestão do contrato de concessão serão de responsabilidade do Governo Estadual.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL