Diario de Pernambuco
Busca

LOCAL

Gabinete Português de Leitura de Pernambuco recebe exposição que relembra a primeira travessia do Atlântico feita em um hidroaeroplano

Publicado em: 26/05/2022 21:12 | Atualizado em: 27/05/2022 13:37

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Inaugurada nesta quinta-feira (26), na sede do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, a exposição “Travessia - 100 anos de uma epopeia nos céus do Atlântico Sul” relembrou a primeira travessia do Atlântico feita em um hidroaeroplano, no ano de 1922, pelo Capitão de Mar e Guerra Sacadura Cabral, e o Almirante Gago Coutinho - que homenageavam os 100 anos da Independência do Brasil.

A exposição teve início às 17h, logo após um breve tributo no monumento em homenagem a Coutinho e Cabral, no Bairro de Santo Antônio. 
 
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
 
 
A dupla, que há um século saiu de Lisboa e passou pela capital de Pernambuco antes de finalizar seu trajeto no Rio de Janeiro, teve o grande feito recordado a partir da exposição de fotos de jornal sobre a grande aventura, um cabeçote original da aeronave, e uma réplica do avião. O evento, realizado em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), é parte de um projeto maior que será concluído no final do ano, por meio de uma exposição mais completa na Fundaj, e que viajará para outros estados brasileiros. 
 
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
 
 
O evento recebeu, ainda, a expedição de navegadores portugueses que estão recriando o mesmo percurso feito por Coutinho e Cabral em 1922, e que têm promovido palestras sobre a proteção dos oceanos. As expectativas são de que o grupo de velejadores parta amanhã para Salvador, na Bahia, e finalize a expedição, assim como fizeram os aeronautas, no Rio de Janeiro.


Também estiveram presentes na exposição o Comandante Mesquita;  o Presidente do Gabinete Portugues de Leitura, Celso Stamford; o presidente da Fundaj, Antônio Campos; o Vice-cônsul Geral de Portugal em Recife, Marco Melo; O Capitão de Mar e Guerra e Capitão dos Portos Frederico Medeiros de Albuquerque. O Comandante Militar do Nordeste, General Richard Fernandez Nunes. O Brigadeiro e Comandante do 2°Comando Aéreo Regional (II COMAR), João Campos Ferreira Filho.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL