Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MAIO AMARELO

Educação de trânsito é presente para as mães neste fim de semana do Maio Amarelo

Publicado em: 06/05/2022 15:27

 (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.
)
Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.

Prevenção no trânsito e homenagem às mães marcam a programação do Maio Amarelo, neste sábado (07) e domingo (08), promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). No sábado, para alertar sobre as consequências do uso do álcool e direção, haverá participação numa megablitz voltada para motoristas e motociclistas, a partir das 14h. A ação, juntamente com a Operação Lei Seca, da Secretaria Estadual de Saúde, acontecerá na Avenida Agamenon Magalhães, nas imediações do viaduto da Av. Norte, sentido Olinda/Recife.

Ainda neste sábado, prosseguem as ações nos shoppings Rio Mar e Tacaruna, alertando sobre o respeito às vagas de estacionamento reservadas. As atividades acontecem, das 15h às 19h, com técnicos da Educação de Trânsito levando orientações para que os usuários deixem disponíveis as vagas destinadas a pessoas da terceira idade e a portadores de necessidades especiais. Os condutores que utilizam as vagas corretamente vão encontrar no para-brisa do veículo um agradecimento e um sinal de legal. Já aqueles que não cumprirem a determinação, encontrarão orientações para agir de acordo com o recomendado e uma “multa moral”, alertando para a falta.

No domingo, dia dedicado às mães, o Detran-PE programou atividade, a partir das 7h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Madalena. As mães presentes na igreja vão receber um cartão alusivo à data, acompanhado de um chocolate e uma rosa. Além de homenagear as mães, é um gesto de reconhecimento, uma vez que são elas, muitas vezes, são as responsáveis pelo transporte das crianças no dia a dia. Por isso, a segurança no trânsito é um fator essencial para a proteção da garotada e da própria mãe. A Operação Lei Seca também participará da atividade.

A programação do Maio Amarelo foi aberta no dia 1º com atividades no Marco Zero, Bairro do Recife, e se estende até dia 30 de maio. Desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, as ações consistem em eventos educativos em escolas, empresas, shoppings e vias de grande circulação de veículos. A abrangência do programa envolve o Recife e cidades da Região Metropolitana, Agreste e Sertão pernambucano. São parceiros no Maio Amarelo 2022: Disnove/Yamaha, Honda, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRan), UPE, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Motocruz.

Maio Amarelo

Conforme informações do site Maio Amarelo, o movimento foi criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, com ações conjuntas entre o Poder Público e a sociedade civil. Para isso, a discussão é focada no tema segurança viária, com mobilização de toda a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para engajamento nas ações e propagação do conhecimento.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações em todo o mundo. Estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Os números também indicaram que três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas, nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito aparecem como o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Se nada for feito, a OMS estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Dr. Roberto Galvão Filho, oftalmologista
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Grupo Diario de Pernambuco