Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CORES

Com trabalho de socioeducandos, Olinda retoma projeto "Pinte Seu Patrimônio" em imóveis do Sítio Histórico

Publicado em: 02/05/2022 11:23

Trabalho começa esta semana com análise dos imóveis cadastrados do Sítio Histórico
 (SECOM/Olinda)
Trabalho começa esta semana com análise dos imóveis cadastrados do Sítio Histórico (SECOM/Olinda)
A Prefeitura da cidade de Olinda retoma o projeto Pinte Seu Patrimônio esta semana, com a seleção dos imóveis particulares que serão atendidos com serviços de pintura nas residências. São cerca de 30 imóveis do Sítio Histórico já cadastrados na Secretaria Executiva de Patrimônio, mas quem desejar incluir sua casa também poderá fazê-lo. O projeto funciona numa parceria onde o morador dá os insumos e o Poder Público a mão de obra, através de socioeducandos do sistema penitenciário.

Essa primeira etapa de retomada se estende até a próxima sexta-feira (06). Na sequência, os imóveis selecionados receberão equipes de engenharia e arquitetura da Secretaria para uma avaliação das intervenções necessárias. Então, é apresentada ao proprietário do imóvel uma paleta de 30 tonalidades, com tinta que envolve cal e o pigmento escolhido, que deverá estar em harmonia com o conjunto arquitetônico local. Todo o processo atende à legislação urbanística do Sítio Histórico.
 
Além do aspecto cultural e patrimonial, o trabalho também tem um forte apelo social, pois a pintura das casas é executada por reeducandos do sistema penitenciário, que fazem parte do programa Patronato Penitenciário, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco. Eles já possuem experiência na construção civil e passaram por cursos técnicos de pintura.

Quem não estiver cadastrado e quiser incluir sua residência pode fazer a inscrição na Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, na Rua de São Bento, número 160, no bairro do Varadouro, das 8h às 14h. O morador não deve ter histórico de danos ao patrimônio e estar com compromissos atualizados com a Fazenda Municipal. 

PREMIADO
O Projeto Pinte Seu Patrimônio foi vencedor da 32ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A premiação é considerada a maior do patrimônio cultural brasileiro.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco