O município de Jaqueira, na Zona da Mata Sul, anunciou que entrou para o Mapa do Turismo Brasileiro e integra a rota Águas da Mata Sul. A cidade vizinha de São Benedito do Sul também foi inserida. Com este novo levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo, Pernambuco passa a ter 85 municípios distribuídos em 15 regiões de desenvolvimento com potencial turístico. A cidade de Jaqueira fica a 148,9 km de distância do Recife, num trajeto que pode ser feito em 2h e 19 min pela BR-101.
A prefeita Ridete Pellegrino (PSD), falou sobre a proposta de buscar investimentos, projetos e ações de valorização do segmento. “Com a inserção no Mapa, será fundamental a construção de novos projetos que propague nosso município que é rico em história, tradições e tantas belezas naturais. A expectativa da nossa gestão é desenvolver a econômica local com o oferecimento de atrativos turísticos, estamos empenhados para tornar Jaqueira como opção para o lazer da região da mata sul”.
Na opinião do secretário municipal de Cultura e Turismo, Vinicius Melo, mesmo sem ter um roteiro turístico, a cidade costuma atrair turistas. “A identidade de Jaqueira é ligada aos pontos naturais como Serra do Espelho e Serra do Urubu; e outros históricos como a Capela e antiga Colônia Militar Pimenteira, onde atualmente funciona o Educandário São Joaquim. O charmoso local, recebeu a Princesa Isabel e o seu esposo, que chegaram a dormir após a Guerra dos Cubanos, entre 1832 e 1836”, relembra Vinicius.
Pontos turísticos
Ainda segundo o secretário, a Estação Ferroviária é outro ponto turístico, que foi reaberto em fevereiro deste ano após quase um ano de obras de restauração. De valor histórico, a obra da prefeitura transformou a antiga via de transporte, em um lugar voltado para o fomento da cultura e do turismo local. Agora, o prédio é voltado para guardar experiências culturais e turísticas passando a funcionar como a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A Serra do Espelho é formada por rochas do complexo cristalino, constituindo um conjunto de morros e colinas, costuma receber turistas, aventureiros de trilhas e pesquisadores de diversos países, local guarda a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Frei Caneca.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...