Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE PÚBLICA

Cordeiro e Jordão recebem ações de Saúde contra arboviroses

Publicado em: 29/04/2022 10:32

Ao todo, serão inspecionados até 1,9 mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos nos bairros, para identificar e tratar a presença do mosquito Aedes aegypti.

 ( IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
Ao todo, serão inspecionados até 1,9 mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos nos bairros, para identificar e tratar a presença do mosquito Aedes aegypti. ( IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
Um mutirão contra arboviroses ocorre neste sábado (30), nos bairros do Cordeiro, na Zona Oeste, e Jordão, na Zona Sul do Recife. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os agentes de saúde ambiental e controle de endemias devem inspecionar até 1,9 mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos nos locais, para identificar e tratar a presença do mosquito Aedes aegypti. Além disso, os profissionais também passarão orientações para a população sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para realizar denúncias de possíveis focos, as pessoas podem utilizar a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. 

No sábado, os profissionais de Vigilância Ambiental do Recife vão visitar até 950 imóveis em cada um dos bairros. Durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, e será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água.

Segundo a secretaria, as áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. "É importante lembrar ainda que as chuvas intermitentes associadas às altas temperaturas registradas na cidade são um período propício para a proliferação desse mosquito. Por isso, os recifenses não podem descuidar das ações de prevenção em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências".

Serão visitados 18 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, ou seja, imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses espaços, os agentes farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida. 

DENÚNCIAS
Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Tite divulga lista de convocado  com uma surpresa
Grupo Diario de Pernambuco