Diario de Pernambuco
Busca

IMUNIZAÇÃO INFANTIL

Pernambuco registra mais de 453 mil crianças com esquemas vacinais iniciados contra a Covid-19

Publicado em: 01/03/2022 08:15

Ao total, foram aplicadas mais de 110 mil doses no público infantil ao longo da semana. (Miva Filho / SES-PE


--

)
Ao total, foram aplicadas mais de 110 mil doses no público infantil ao longo da semana. (Miva Filho / SES-PE -- )
Após a campanha de imunização no último sábado, Pernambuco contabiliza 453.752 crianças com esquemas vacinais iniciados, ou seja, que receberam a primeira dose de uma das vacinas autorizadas para o grupo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), este número representa 38,3% da cobertura prevista para este grupo populacional formado por mais de 1,1 milhão de pessoas no Estado. Segundo levantamento preliminar do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE), 45.650 crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas somente no Dia "C" de vacinação, promovido sábado (26). O levantamento também aponta que apenas 4.113 crianças tomaram a segunda dose, que são aquelas crianças que iniciaram a proteção com a vacina Coronavac/Butantan, que possui o intervalo entre as doses de 28 dias. No caso da pfizer, o intervalo é de 60 dias.

“Desde o primeiro momento que apresentamos a proposta de realização desta campanha de mobilização, os gestores municipais abraçaram a ideia de criar estratégias dentro de seus territórios para alavancar os índices de cobertura vacinal no público entre 5 e 11 anos. No último dia 20, antes da mobilização, contávamos com 343 mil crianças vacinadas. Agora, são mais de 450 mil crianças protegidas com a primeira dose. Esse resultado mostra o compromisso e a responsabilidade de todos os pernambucanos com a saúde das nossas crianças. No entanto, ainda precisamos avançar mais na imunização do público infantil. As vacinas são seguras e, comprovadamente, salvam vidas”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Segundo a SES-PE, os dados dos vacinados no Dia "C" ainda são considerados parciais devido a ausência do preenchimento da informação por parte de 90 cidades. O mesmo informe aponta que ao longo da semana estadual de mobilização, realizada entre a última segunda-feira (21) e a sexta-feira (25), foram aplicadas outras 64.798 doses nessa faixa etária em todo o Estado. Com a mobilização, as cidades que atingiram a maior cobertura vacinal nessa faixa etária foram: Araripina (93,9%); Cumaru (80,8%); Triunfo (76%); Carnaubeira da Penha (71,4%); Passira (71,3%); e Itapetim (71,1%).

“Sempre buscamos reforçar com os municípios a importância desse registro para que possamos acompanhar o andamento da vacinação em cada cidade e região. É essencial que os gestores municipais das cidades que ainda não enviaram suas informações agilizem esse processo de preenchimento. Só assim o governo estadual pode direcionar seus esforços para proteção dos grupos mais vulneráveis e elegíveis para vacinação contra a Covid-19 que ainda estejam desprotegidos”, finaliza a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL